Android ou IOS? Quais as diferenças?

Android e IOS

Na hora de escolher um celular, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual sistema escolher. Android ou IOS? Qual é o melhor? Ambos possuem muitas coisas iguais, porém, de certa forma, diferentes. Isso acaba confundindo quem está buscando a melhor opção de  smartphone do mercado. 

 

O primeiro celular com sistema IOS foi lançado em 2007. Ele era um aparelho bem mais prático e funcional do que os vendidos na época, sendo considerado revolucionário. Os aparelhos da Apple fazem sucesso até hoje, pois seu sistema foi desenvolvido prezando pela simplicidade, elegância, segurança e ainda, pensando em proporcionar uma experiência de uso sem complicações. 

 

O Android, no entanto, teve uma proposta diferente. Ele foi desenvolvido para ser mais flexível, customizável e aberto. Dessa forma ele pode funcionar em celulares e acessórios de diferentes marcas. 

 

Com essas diferenças, já podemos perceber que é preciso analisar seu principal objetivo para então, escolher o celular ideal para você.  

Vamos analisar alguns pontos importantes entre eles. Veja: 

HARDWARE DE SISTEMA 

As diferenças entre os sistemas já começam no seu hardware. Os sistemas Android podem ser fabricados por diversas marcas como Motorola, LG, Samsung, entre outras diversas. Os aparelhos então podem apresentar diversas especificações diferentes, como tamanho, peso, funções, etc. 

Já o sistema operacional da Apple é exclusivo para os dispositivos da marca. Isso garante que TODOS os aparelhos da marca apresentem uma comunicação entre hardware e software muito eficiente. Por conta desse motivo, os modelos IOS terão um desempenho muito próximo e alto. 

Por isso, se você prefere a variabilidade de aparelhos, o Android é sua opção. Agora, se você procura por simplicidade e qualidade, opte pelo Iphone. 

 

TEMPO DE BATERIA 

O tempo de duração da bateria, é fator essencial para quem busca comprar um novo celular. Quanto mais tempo ela durar, melhor. 

No Android, você consegue ver como a bateria está sendo utilizada, como quais aplicativos estão consumindo mais, quanto foi gasto nas últimas 3 horas, entre outros dados. Desde sua versão Lollipop, lançada em 2014, o sistema possui uma ferramenta de economia de energia. 

Algumas opções Android oferecem uma opção de recarga rápida, prometendo 5 horas de bateria em apenas 5 minutos de recarga. 

 

Nesse quesito, a Apple só introduziu o modo economia de energia em 2013. Como o sistema IOS é focado em extrair o máximo da bateria, a reclamação a respeito da duração da bateria é constante. Devido a esses problemas, o Iphone 7 e 7Plus apresentaram um aumento no tamanho da bateria, o que fez com que ela durasse mais. 

A partir do lançamento do IPhone 8, a Apple passou a enviar carregador com alta potência de carregamento, sendo possível atingir 50% da carga máxima em apenas 30 minutos. 

 

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO 

É difícil falarmos sobre experiência do usuário, pois o Android e o IOS vêm com propostas diferentes. 

O Android, como falamos anteriormente, vem com uma proposta voltada para a customização do smartphone, sendo possível mudar quase tudo no aparelho, principalmente as telas de navegação inicial. 

 

Já o IOS vêm com a proposta de ser simples, apresentando um design elegante e uma experiência padronizada. Em todos os Iphones, as usabilidades e funções serão as mesmas, o que garante que o usuário sempre saiba utilizar o aparelho mesmo depois de trocá-lo. 

 

RESUMO 

O sistema Android ainda é o mais utilizado no mundo por conta da abertura do Google aos fabricantes, porém, o IOS ainda é muito cobiçado pelo público. Por mais que ambos tenham seus fãs, sempre vale fazer uma análise aprofundada de cada funcionalidade, visando quais são seus principais objetivos com a compra do novo celular. 

Caso sua dúvida sobre os sistemas tenha surgido por conta do desenvolvimento do seu aplicativo, analise o seu público e identifique qual é o seu sistema favorito . É importante que uma pesquisa seja feita, para entender quais são as preferências e objetivos de quem irá consumir seu produto, porém, hoje em dia já existem várias soluções de desenvolvimento que são multiplataformas, o que permite que seu aplicativo esteja disponível para todos os usuários. Entre em contato e saiba mais sobre o assunto com a Domatech.