Descubra o que é PWA e como ele pode ajudar a melhorar seus resultados no mobile

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, qualquer site ou serviço online que esteja em funcionamento terá grande parte de seus acessos vindos de dispositivos móveis. Pensando nisso, chega a ser natural o pensamento e a necessidade de se criar uma aplicação mobile, mas será que todo mundo está aplicando seus apps de forma eficaz para seus clientes finais? 

Bom, essa pergunta tem o intuito de te fazer refletir sobre algumas questões, como: 

  • Quantos aplicativos de e-commerce você tem instalado em seu celular? 
  • Como você normalmente descobre que um serviço online possui um app? 
  • Quantos aplicativos você possui no seu celular, que foram usados apenas uma vez? 

 

A reflexão aqui é bem simples: A Mobile Web é o que realmente move os Mobile Apps”. No geral, as pessoas utilizam a internet para encontrar o que procuram utilizando seus smartphones e é nesse momento que muitas empresas anunciam seus apps solicitando sua instalação, porém isso pode não ser muito eficaz. 

Por que? 

No mundo online, todos estão em busca do que? Acessos, leads, clientes em potencial. Assim que sua empresa consegue um usuário interessado, a primeira coisa que você faz é pedir que ela saia do seu site e baixe um aplicativo em seu celular, dificultando o processo dela. Ok, mas qual o problema nisso? 

Com esse processo, você criou uma oportunidade para que seu cliente “fuja”. Ele estava atrás de um determinado produto ou serviço, e ao invés de encontrar o que procurava, ele recebeu um novo “problema”. Quando isso acontece, alguns clientes desistem e não voltam mais a procurar sua empresa. Porém, ainda tem aqueles que tentam e aceitam baixar o app, porém fatores como o tamanho do aplicativo ou a qualidade do 3G e 4G da pessoa é ruim e ele simplesmente não consegue continuar, desistindo da operação. 

 

Legal, percebemos o quão difícil é conseguir fazer com que um usuário baixe seu app. Mas já parou para pensar, no quanto é mais complicado fazer com que o usuário o mantenha instalado no celular? Pois é, temos uma grande quantidade de aparelhos que são modelos de entrada, ou seja, baratos e com recursos mais escassos, como a quantidade de memória disponibilizada. Você precisa criar algo que seja primordial para que o usuário mantenha seu app instalado no celular, usando-o periodicamente. Principalmente quando falamos de e-commerce. Pense só, quantas vezes você comprou em um app de e-commerce nos últimos 6 meses? E quantos desses apps permanecem instalados em seu celular? Aposto que não muitos. 

 

Com todas essas perguntas, você deve estar se questionando: Eu não devo criar um app então? Mas como vou me comunicar com meu cliente de forma mais direta? Enviar Push Notification e oferecer um suporte offline? Calma!! Vamos lá. Você já ouviu falar da tecnologia PWA? 

O que é PWA? 

PWA significa Progressive Web App. Ele é um termo usado para denotar aplicativos da web que usam tecnologias atuais. Esses aplicativos são páginas web, ou no caso, sites, tecnicamente regulares que podem aparecer ao usuário como um aplicativo tradicional. Porém, ele combina recursos oferecidos pela maioria dos navegadores, sendo um de seus benefícios de experiência móvel. 

 

Resumindo: Uma aplicação Web permite que seus clientes tenham a experiência de uso MUITO próxima da oferecida pelos mobile apps, como: 

 

  • Push Notification;
  • Ícone na tela home do smartphone;
  • Splash screen;
  • Processos rodando em background;
  • Suporte a funcionamento em modo Offline;
  • Acesso à câmera e galeria, geolocalização e contatos.
  • Entre muitas outras. 

Quais são as vantagens e desvantagens de optar pelo PWA? 

Primeiramente, as vantagens: 

A maior vantagem de todas é resolver o problema do seu cliente assim que ele chega até você. Ou seja, ele usou o Google e chegou até você pelo site mobile. Dessa forma, você não precisará convencê-lo a baixar um app pois você irá fornecer o serviço que ele procura ali mesmo. Isso significa UMA CONVERSÃO MAIOR. 

 

O PWA ajuda a engajar mais seu cliente. No primeiro acesso, você já resolve o problema dele e pronto. Ele sai satisfeito. Com os próximos acessos, você cria uma jornada pedindo por permissões para funcionalidades avançadas, push de notícias e afins. Dessa forma, o cliente não precisa tomar a decisão de instalar ou remover o app. À medida que ele vai utilizando seu PWA, ela vai se tornando cada vez mais parecida com um aplicativo. 

 

Agora, as desvantagens: 

Infelizmente, as funcionalidades listadas acima ainda não são suportadas pelo Safari Mobile, portanto não é possível ter 100% delas no iOS. 

O iOS não suporta: 

  • Push Notifications 
  • Não adiciona o ícone à Home de forma guiada como no Android. Ele apenas permite via prompt padrão do Safari. 
  • Não suporta abrir o app de forma 100% offline. 

Outra desvantagem é que a interface com o usuário não fica tão fluida como um app nativo, pois ele é um app web. Isso não significa que não é possível criar uma interface bonita, isso significa que se utilizarmos todos os recursos disponíveis de UI existentes em um app nativo e em um PWA, o app nativo será mais fluido. 

O que podemos concluir com isso? 

Para finalizarmos, os PWA’s não são uma receita mágica que resolve todos os problemas do seu negócio online, porém, elas são um ingrediente muito rico para fazer com que a experiência do seu cliente seja muito mais eficaz, aumentando consideravelmente seus resultados. 

 

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