O que é uma software house, afinal?

Com a chegada da pandemia, ficamos mais propensos a analisar tudo que está à nossa volta, incluindo coisas que não vivemos mais sem, como a tecnologia.  Hoje em dia, estamos tão conectados através de sites, sistemas e aplicativos que não conseguimos mais nos imaginar sem essa onda tecnológica. Mas você já parou para pensar em todo o processo de criação disso? Como um app é construído? Onde ele é construído? Quem eu preciso contratar para criar meu app? Bom, então vamos falar sobre as software houses. 

O que é uma software house? 

A software house é responsável por planejar, desenvolver e comercializar o desenvolvimento de sites, aplicativos, sistemas e tudo que envolve os desenvolvimentos de softwares. Essas “casas”, como são chamadas na tradução, estão atentas a atender demandas específicas, trabalhando com o desenvolvimento personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente. 

A diferença entre empresas que desenvolvem softwares e empresas que desenvolvem apps é a abrangência de serviços prestados. Por exemplo, além de aplicativos, a software house trabalha com processos que vão além do desenvolvimento deste produto. Em resumo, elas tem todas as soluções possíveis de softwares. 

Como é feito o desenvolvimento? 

Os processos de quem trabalha com o desenvolvimento de software são bem complexos, principalmente dentro de uma software house. Elas desenvolvem produtos 360º, ou seja, desde sites até aplicativos completos e sistemas de automatização de processos. Para isso, existem 5 etapas para que o desenvolvimento do sistema possa ser feito. Veja: 

Análise e especificação dos requisitos 

Essa etapa se faz fundamental para os programadores, já que é aqui que o sistema será compreendido e as necessidades dos clientes serão estabelecidas. É nesta fase, que vamos definir o que deve e o que não deve conter dentro do site, app ou software. 

Elaboração do Projeto 

Nesta segunda etapa, os programadores vão criar o algoritmo e a lógica de funcionamento do sistema a ser desenvolvido. 

Momento de escolha da linguagem 

Aqui, os programadores precisam definir a linguagem de programação que será usada para o desenvolvimento. É a partir dela que o site, app ou software começa a ser criado. 

Integração ao sistema e teste 

O desenvolvimento precisa ser dividido em partes, dependendo da complexidade do projeto. Cada programador fica com uma determinada tarefa e é responsável por desenvolver algo específico. Essa segmentação é finalizada neste ponto, onde as unidades são conectadas a um único programa e o conjunto é testado como um todo. 

Operação e Manutenção 

Essa é a última etapa do processo. É onde a implementação do software é realizada, entrando em uso. A partir deste momento, as alterações ou manutenções são realizadas de acordo com a necessidade. Essas alterações podem acontecer sempre que necessário, fazendo com que o app passe por uma atualização para se adequar a novas demandas do mercado. 

Hoje temos a tecnologia como grande aliada dos seres humanos, principalmente em um período tão incerto e cheio de dúvidas. Conhecer mais sobre os processos que envolvem o desenvolvimento de cada coisa, nos faz valorizar ainda mais os profissionais que se dedicam dentro da área. A Domatech conta com profissionais especializados e dedicados que trabalham todos os dias para tirar suas ideias do papel. Conheça mais sobre nossos serviços e faça os planos do seu negócio se tornarem realidade.