Como criar um app para o seu negócio?

close share socialclose share socialclose share socialclose share social
Imagem de um caderno com anotações para criar um aplicativo de negócio.
Aplicativos · 7 min. de leitura · 27/03/2023
Como criar um app para o seu negócio?
Descubra o que você precisa saber para criar um app para o seu negócio e alavancar as vendas!

 

O mercado de aplicativos está crescendo cada vez mais, já que os smartphones são acessíveis e a tecnologia digital facilita diversas tarefas diárias. 

De acordo com um estudo da Data.Ai, os gastos globais dos usuários em lojas em 2022, foram de US$ 167 bilhões, o que dá uma média de US$ 318 mil gastos por minuto! Além disso, o número de downloads aumentou em 11%, totalizando 285 bilhões de instalações, o que equivale a cerca de 485 mil aplicativos baixados por minuto. Números bastante expressivos e que chamam ainda mais a atenção de quem está pensando em criar um app para o seu negócio. 

Porém, a verdade é que criar um aplicativo não é uma tarefa fácil. Leva tempo, requer conhecimento e se não for feito de maneira correta, pode sair caro. Muitas pessoas pulam a etapa de planejamento, o que compromete seu app de se tornar um produto de sucesso, e dificulta ainda mais o cumprimento das metas. 

Por isso, confira os passos mais importantes que devem ser levados em consideração.

 

O que é preciso para criar um aplicativo?

Antes de começar a fazer um aplicativo, é importante entender o que você quer oferecer com sua ideia. Isso inclui definir seus objetivos, pesquisar o mercado e ter um conceito claro. Aqui estão algumas perguntas importantes para se fazer: 

  • – Quem é o seu público-alvo? Seu aplicativo deve ser criado para agregar valor especificamente para essas pessoas. 
  • – Quais recursos são mais desejáveis e manterão os usuários engajados? 
  • – Como a concorrência está fazendo? Inspire-se no design deles. 
  • – Você planeja ganhar dinheiro com seu aplicativo? 

E descubra se já existem outros aplicativos entregando a mesma solução e como você pode melhorá-la. 

 

Como criar um aplicativo do zero?

Desenvolver um aplicativo do zero requer investimento, planejamento e conhecimento. É essencial entender as principais etapas desse processo para garantir o sucesso do projeto.

 

Defina seu objetivo

Antes de começar a fazer o protótipo, e a decodificação, é necessário definir qual é o objetivo do aplicativo. Todo produto tem como foco em resolver um problema, então a pergunta que é importante se fazer é: Qual é o problema que seu aplicativo vai resolver?

E se já têm produtos que resolvam esse problema, é importante pensar o que vai trazer de diferente. E para isso, é necessário conhecer muito bem o seu público e estudar o mercado.

 

Conheça e defina seu público-alvo

São pessoas que têm um maior potencial de usar o seu aplicativo. Se o seu aplicativo é de mobilidade urbana, motoristas e usuários serão o seu público-alvo.

 

Estude o mercado

Complementando o tópico anterior, além de identificar quem é o seu público-alvo, é necessário estudar o mercado, analisar se outras empresas têm produtos semelhantes, se o que você está buscando resolver tem um diferencial.

 

Desenvolva o protótipo 

Fazer um desenho do esqueleto do seu app (chamado de wireframe) ajuda a focar nas partes mais importantes da tela antes de começar a pensar em cores e detalhes. Assim, fica mais fácil colocar as coisas certas no lugar certo para o usuário. E se precisar mudar algo, é muito mais rápido do que fazer mudanças na versão final do app.

 

Escolha a plataforma 

Avalie se seu público prefere Android ou iOS. No entanto, oferecer um aplicativo híbrido para ambas as plataformas aumenta suas chances de alcançar mais usuários.

 

Chegou a hora de desenvolver o aplicativo

É hora de desenvolver seu produto. Você pode optar por criar aplicativos com construtores no-code ou contratar empresas especializadas em desenvolvimento de software e aplicativos. Contratar especialistas oferece a vantagem de personalizar seu aplicativo conforme suas necessidades específicas.

 

Monetização do App

Monetizar seu aplicativo é essencial para manter uma receita positiva e um ROI satisfatório. Há várias formas de fazer isso, como anúncios, versão premium, download pago e compras dentro do app. É importante que o aplicativo cubra seus custos operacionais.

 

Teste as funcionalidades e faça ajustes

Após criar o conceito, design e tecnologia do seu aplicativo, está quase na hora de lançá-lo. Antes disso, é importante realizar testes para garantir seu bom funcionamento. Teste todas as versões em diferentes sistemas operacionais, verificando velocidade, ausência de falhas, desempenho em conexões precárias, funcionalidades, interações, adaptação a diferentes telas e usabilidade intuitiva para o usuário.

 

Publique e acompanhe o aplicativo

Finalizando o desenvolvimento do seu app, é importante pensar em publicá-lo para que mais pessoas possam usá-lo. É essencial acompanhar de perto para garantir que o lançamento ocorra conforme planejado, monitorando o processo de download e garantindo uma experiência livre de interferências para os usuários.

 

Contrate uma empresa de confiança

Ao escolher a empresa para desenvolver seu aplicativo, se atente a possíveis custos excessivos e entregas inadequadas. Pesquise, analise os cases e clientes anteriores para garantir uma escolha segura e eficaz.

 

6  ferramentas para desenvolver um aplicativo

Existem muitas opções de ferramentas importantes para o desenvolvimento, as quais dependem do projeto. Listamos as principais ferramentas que utilizamos aqui na Doma:

 

Figma – a principal ferramenta usada em UX/UI Design. Tem como objetivo de criar o layout do projeto, é a forma ilustrada de como ficará o seu aplicativo. Serve como base para entender como funcionará cada parte e serve como base para os programadores codificarem. 

 

React Native – é um framework (conjunto de bibliotecas) para o desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma, sendo possível desenvolver para Android e para iOS utilizando um único código. 

 

 Next – criado em 2016 pela Vercel, é uma estrutura web focado em desenvolvimento front-end React de código-aberto.  

 

Visual Studio code ou VSCode – desenvolvido pela Microsoft, é um editor de código aberto. É importante não confundir Visual Studio com VSCode. 

 

Qual a diferença entre Visual Studio e VSCode?

Visual Studio é um ambiente completo de desenvolvimento integrado, e tem como objetivo de oferecer um suporte para diversas linguagens de programação. Já o VSCode, é um editor de código que oferece um suporte para diversas linguagens e extensões, mas não é tão completa, e é adequado para projetos menores.

 

Android Studio – ferramenta oficial do Google, Android Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) que serve para desenvolver aplicações móveis Android. Com ele é possível escrever, aprimorar, testar e analisar o desempenho de aplicativos. 

 

Xcode – é um ambiente de desenvolvimento integrado da Apple, permitindo que os desenvolvedores escrevam, testem e melhorem o código-fonte de maneira eficiente. 

 

Quanto custa a criação de um aplicativo?

O custo do seu aplicativo dependerá da contratação de profissionais qualificados, como gestores de projeto, desenvolvedores e designers UX/UI. Além disso, varia conforme a complexidade, plataforma, tempo de desenvolvimento e necessidade de recursos adicionais. Portanto, a resposta para essa pergunta será influenciada por muitos fatores internos e externos.

 

Resumindo

Desenvolver um aplicativo é uma tarefa complexa, exigindo planejamento e expertise em várias frentes, mesmo com plataformas no-code. Desse modo, contratar uma empresa especializada é essencial para você garantir os resultados esperados. 

Na Domatech, contamos com profissionais experientes em gestão de projetos, tecnologia e design UX/UI, prontos para oferecer soluções de alta qualidade. Cuidamos de todas as etapas, desde o planejamento até a publicação nas lojas de aplicativos. Entre em contato conosco e dê o próximo passo no seu negócio!