Como criar um aplicativo pode impulsionar suas vendas?

close share socialclose share socialclose share socialclose share social
Como criar um aplicativo pode impulsionar suas vendas?
Mais do que estar no meio online, ter com uma aplicação que funcione de forma rápida, prática e eficiente é essencial para melhorar a experiência de compra do usuário

Sabia que o brasileiro passa, em média, de 4 a 5 horas por dia utilizando o celular? A estatística, publicada pela agência de pesquisas State of Mobile, mostra como a tecnologia pode ser uma oportunidade para o seu negócio e os aplicativos são um exemplo.

Imagine criar um espaço que otimiza a experiência do seu cliente e aproxima ele ainda mais de você? A seguir, vamos te mostrar 8 motivos para ter seu próprio app e como criar o seu!

Como funciona um aplicativo mobile?

Os aplicativos, também conhecidos como “apps” são softwares especialmente desenvolvidos para funcionar adequadamente na tela de aparelhos móveis, como tablets e smartphones. Para utilizá-los, deve-se procurar a loja on-line da operadora (iOs ou Android, por exemplo) para fazer download.

Há casos em que o aplicativo funciona como uma interface mais intuitiva do e-commerce, assim os consumidores podem efetuar a compra do produto de forma mais ágil. Também tem apps em que essa é a única forma de contato com o cliente, como acontece com os jogos de celular, etc. Além disso, existem versões gratuitas, outras que são pagas uma única vez e outras que exigem uma assinatura mensal ou anual.

Aplicativos e suas estatísticas

Antes de tudo, para mostrar como a tecnologia mobile vem crescendo nos últimos anos, separamos números que ajudam a traduzir melhor o cenário atual dos aplicativos de celular desenvolvidos para o mundo dos negócios.

Quantas compras são feitas pelo celular?

Hoje, quase metade da população brasileira realiza compras por meio de aplicativos. O número, que beira a casa dos 40%, tende a crescer se levarmos em consideração a expansão dos negócios digitais!

Será que é lucrativo?

De acordo com os números obtidos através da Think Tank Pew Research, até o início deste ano (2022), foram movimentados mais de US$ 6 trilhões somente com o mercado de aplicativos no mundo inteiro.

Qual é o número total de apps?

É possível, também, fazer uma projeção de mercado. Ainda de acordo com o estudo citado, estima-se um crescimento de, aproximadamente, 300% no número de aplicativos nos próximos 10 anos!

Agora que sabemos alguns números importantes, que, por si só, já justificam a importância do desenvolvimento de um aplicativo para o seu negócio, vamos à lista a seguir.

8 motivos para ter seu próprio app em 2023

1) Você e seu cliente mais próximos

A ominicanalidade deixou de ser tendência há muito tempo para virar uma realidade necessária. Com o app, seu cliente pode acessar as informações que ele precisa em um único lugar, sempre que quiser.

2) Mais profissionalismo nas suas ações

Quando sua empresa se posiciona no mercado e mostra que se importa com tecnologia, além de atualizada, passa a imagem de uma organização preocupada com a qualidade da experiência do seu usuário.

3) Seu cliente mais fidelizado

Ele não vai procurar outra empresa se for bem atendido e vai se sentir importante se ganhar um espaço para consultas rápidas, compras mais otimizadas e um canal direto para tirar dúvidas com apenas um clique.

4) Seu público melhor selecionado

Com a criação de um aplicativo para o seu negócio, você emite relatórios de visitas, compras, abandonos de carrinho e uma série de outros números conclusivos que podem facilitar o seu acesso a dados dos consumidores.

5) Sua empresa com mais diferenciais

Competir no mundo dos negócios não é tarefa fácil, você precisa ser diferente para atrair novos consumidores e fazer com que eles continuem com você. Aplicativos podem gerar descontos, ofertas e itens complementares.

6) Seus processos internos mais otimizados

Aqui entra o exemplo de empresas que podem usar o aplicativo ao seu próprio favor. Um app bem desenvolvido pode otimizar tarefas administrativas, gerenciar números financeiros ou facilitar outras atividades processuais.

7) Seu cliente mais “dependente” de você

Quanto mais você torna uma funcionalidade indispensável na vida do seu cliente, maior será a sua dependência. Por isso, um aplicativo necessário, com funções bastante úteis, é fundamental para o seu consumidor.

8) Seus lucros bem maiores

Para negócios que trabalham com venda, uma dica: um app encurta a jornada de compra do seu consumidor, aumentando sua experiência e diminuindo o número de desistências. Assim, o lucro é certo!

Como criar um app?

A necessidade geralmente surge frente a concorrência, o desejo de melhorar a experiência do cliente e a intenção de estar disponível no ambiente online com funcionalidades mais acessíveis e práticas para os consumidores.

Para criar um app do zero, você precisar colocar suas ideias no papel, fazer um bom planejamento, escolher sua tecnologia, explorar diferenciais para torná-lo indispensável, aplicar as técnicas de UX e programação e testá-lo até estar pronto para a publicação.

Com uma equipe especializada e os melhores profissionais do mercado, você pode ter o seu aplicativo ainda em 2023. Contate a Domatech e conheça nossos serviços de desenvolvimento!