Como criar um site: o que é necessário?
Abrir um negócio próprio também é uma realização pessoal. Depois de idealizar seu empreendimento, é hora de dar vida a cada uma das partes que o compõem: alugar um local, encontrar fornecedores, contratar profissionais e planejar o marketing. Cada uma das etapas importa e merece sua total atenção, assim como a hora de iniciar a ideação do site da empresa.
E para quem nunca esteve à frente da execução de um site, é importante saber que, antes de começar a executá-lo, é preciso reunir diversas informações importantes para que sua criação seja possível.
Separamos para você um checklist e dicas para começar a planejar o site da sua empresa.
Passo a passo para desenvolver o seu site do zero
1. Objetivo do site
Antes de iniciar a criação de um site, é essencial definir o objetivo. Pretende vender online, disponibilizar informações sobre sua marca ou criar um blog para educar o seu público?
Compreender claramente o objetivo facilitará o desenvolvimento do seu site.
2. Registre o Domínio
Depois de definir o objetivo, é a hora de registrar o seu domínio, será o endereço único que os usuários vão acessar. É possível contratar o serviço de hospedagem e o registro ou fazer isso de forma separada.
3. Contrate o Serviço de Hospedagem
A escolha de uma boa hospedagem é essencial para armazenar todas as informações do seu site, incluindo páginas, imagens e arquivos. Ao escolher a melhor hospedagem, considere seu orçamento, o tamanho do site (número de páginas e itens) e faça uma previsão de acessos diários.
4. Escolha a Plataforma do site
A escolha da plataforma vai depender do que você espera, de acordo com as suas necessidades, pois essa tarefa se tornará mais simples.
E têm duas maneiras de desenvolver o site, por CMS e construtor de sites.
Com o CMS (Content Management System) é possível projetar, gerenciar e publicar conteúdo, sendo Wordprees o mais popular.
Já o construtor de sites, é muito mais fácil de desenvolver, mas não é tão customizável.
5. Liste a hierarquia/navegação do site
Na etapa de listar a hierarquia das páginas, de como vai funcionar a navegação do seu site, é importante resgatar qual é o objetivo. Assim, trará mais clareza de quais seções e os itens importantes para essa etapa. E sim, este será o mapa do seu site, e é uma das etapas mais importantes no processo de desenvolvimento.
Por que a sua empresa deve ter um site?
Um site contribui na presença online de uma empresa, proporcionando uma série de benefícios que vão desde a visibilidade, na credibilidade e na facilidade de comunicação com os clientes.
É uma ótima maneira para que seus clientes conhecerem mais sobre sua marca, explorarem os produtos ou serviços oferecidos. Se bem projetado e atualizado, cria uma imagem de profissionalismo e credibilidade.
Outra vantagem é a facilidade da análise de dados, onde as ferramentas permitem que você rastreie o desempenho do seu site, compreenda o comportamento do usuário e tome decisões orientadas para otimização.
E em muitos setores, a ausência online pode ser percebida como desatualizada ou menos competitiva, e ter um site coloca você no mesmo patamar com a concorrência.
Qual é a diferença entre site e blog?
Enquanto o site age como uma vitrine online, proporcionando uma forma de destacar sua empresa/marca e oferecendo espaço para conteúdo institucional e informativo, além de apresentar produtos ou serviços, o blog se assemelha a uma revista online/virtual. No blog, é possível compartilhar dicas sobre o funcionamento do seu negócio, constituindo uma excelente maneira de apresentar conteúdos de forma diferenciada, incluindo vídeos, guias, artigos, infográficos e muito mais.
Quais são os tipos de sites disponíveis?
- E-commerce/Loja Virtual: Também conhecido como loja virtual, o e-commerce é um site cujo objetivo principal é a venda de produtos ou serviços. Funciona como um catálogo, permitindo que os usuários visualizem detalhes, descrições e preços dos produtos/serviços;
- Landing page: Se trata de uma página externa ao site principal, com o objetivo de conversão. Sua característica principal é a presença de um CTA (call to action), orientando o usuário para a ação principal da página;
- Hotsite: Similar a uma landing page, o hotsite é mais simples e focado em eventos sazonais. Por exemplo, um e-commerce pode criar um hotsite específico para a Black Friday, destacando a campanha;
- Site de Notícias/Portal: Esse tipo de site fornece conteúdo sobre notícias e artigos em diversos tópicos, abrangendo desde política até esportes.
- Site institucional/corporativo: É ideal para disponibilizar informações institucionais, sobre a empresa e marca. É mais focado em detalhes da história, sobre nós, visão, missão e valores;
- Site One-page: Como o próprio nome sugere, todo o conteúdo é contido em uma única página, sem a necessidade de ter outras páginas, contribuindo na organização das informações e principalmente na velocidade de carregamento.
Dicas para criar o seu site do zero
Construa um site responsivo
É importante construir um site responsivo, que se adapte em todos os tipos de dispositivos. Precisa levar em consideração que o conteúdo apresentado em desktop, precisa ser legível em dispositivo mobile. Esse ponto é importante tanto para a experiência do usuário e os mecanismos de busca, como o Google, entende como um ponto positivo;
Invista em segurança
Ter um site seguro faz com o que os usuários tenham a confiança no momento de efetuar uma compra ou deixar os dados pessoais em um formulário.
Por este motivo, é importante ter o código HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro na estrutura da URL. E como o próprio nome sugere, é esse o protocolo que garante a transferência de dados entre um servidor que está hospedado o site e o dispositivo seja segura;
Otimize as imagens
É necessário fazer a tratativa correta das imagens pensando no carregamento das páginas do site. Usar uma imagem com alta resolução e fora do formato recomendado, pode impactar negativamente na velocidade de carregamento;
Cuide do conteúdo das páginas
Manter o conteúdo sempre atualizado é fundamental, pensando em manter o usuário informado e os mecanismos de busca prioriza conteúdo de qualidade, único e atualizado. É importante dar atenção para conteúdos contidos em páginas institucionais, de categorias, de produtos e de artigos de blog;
Analise constantemente os dados
Para ter um site que performe de maneira eficiente, é indispensável fazer testes, análises de dados, revisões e manutenções técnicas constantemente. E para isto, é necessário ter uma equipe que cuide da tecnologia, do conteúdo e que olhe para a experiência do usuário;
Contrate especialistas
Se, mesmo após essas etapas, você não se sentiu confortável em construir seu site do zero, é recomendável contratar especialistas em tecnologia, design UX/UI e SEO para fazer todo o processo de desenvolvimento;
Entre em contato conosco para avaliarmos o melhor provedor de hospedagem, iniciar o design dos layouts e desenvolver seu site de forma eficiente.