Como um site lento pode prejudicar suas vendas?

close share socialclose share socialclose share socialclose share social
aumentar vendas
Desenvolvimento de Sites · 4 min. de leitura · 18/01/2023
Como um site lento pode prejudicar suas vendas?
Entenda porque melhorar a velocidade do seu site pode ajudar a aumentar as vendas e ganhar mais destaque no meio online.

Inúmeras técnicas podem ser aplicadas para melhorar a performance da sua página e aumentar as vendas.

Ter um site é mais do que apenas uma página bonita, no mundo digital de hoje. Os clientes geralmente priorizam a rapidez para executar qualquer ação na web, por isso, a velocidade pode realmente ser um fator decisivo para o seu negócio.

Quer saber mais? Então continue lendo o texto para entender como você pode evitar que um site lento atrapalhe suas vendas e por que a velocidade é determinante durante uma jornada de compra.

Por que um site rápido pode aumentar suas vendas?

A taxa de rejeição é um indicador fundamental da interação do usuário, qualidade da página e relevância do conteúdo fornecido. Como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”, de acordo com o Benchmark de Experiência Digital de Varejo de 2022 da ContentSquare, 48% dos visitantes de varejo abandonam sua jornada depois de visualizar apenas uma página de um site.

Outra pesquisa divulgada pela Radware, aponta que as pessoas abandonam uma compra devido a um atraso de apenas 2 segundos para efetuar uma transação online.

Ou seja, a quantidade de tempo que um visitante leva para acessar uma página é fundamental para o sucesso de um negócio e também determina a qualidade da experiência do usuário. Tudo isso porque um site lento pode afetar o desempenho e as classificações da página.

Diante dessa situação, as marcas têm apenas alguns segundos para prender a atenção dos consumidores, e os programadores precisam implementar várias técnicas para melhorar a eficiência, velocidade e usabilidade das páginas do site.

  1. Um site rápido melhora a experiência do usuário: quanto mais fácil for a navegação do site e bem aplicadas as técnicas de SEO, melhor será a reputação da página;
  2. Um site rápido melhora o ranqueamento: os mecanismos de busca como o Google, têm a velocidade como um dos fatores que interferem no posicionamento da página. Logo, se ela não carrega dentro de um espaço de tempo esperado, o site pode perder algumas posições;
  3. Um site rápido aumenta o tráfego do site e as vendas: quanto mais fácil for navegar na página, mais acessos você obtém e, consequentemente, mais vendas. Como mencionamos nas pesquisas acima, por questão de segundos, um usuário podem abandonar o carrinho e desistir de efetuar uma compra no site.

Fatores que determinam a velocidade do site

Se você deseja aumentar exponencialmente a satisfação do cliente, uma das coisas que deve priorizar é a redução do tempo de carregamento. É por isso que é importante avaliar os indicadores do Core Web Vitals, métricas chaves que determinam a velocidade de um site. São eles:

  • Largest Contentful Paint (LCP): para medir o tempo de carregamento de uma página;
  • First Input Delay (FID): para medir em quanto tempo um usuário consegue interagir com a página;
  • Cumulative Layout Shift (CLS): para medir a estabilidade visual do conteúdo à medida que a página é carregada e os usuários interagem com ela.

Como melhorar a performance do site

Aplicar estratégias digitais e estar inserido no meio online facilita que negócios físicos ampliem o alcance do seu público-alvo e tenha mais flexibilidade para se conectar com seus consumidores. Mas, é importante cuidar de alguns detalhes para que o seu site ou e-commerce opere corretamente. Confira a seguir:

Cuide do tamanho das imagens

Muitas imagens pesadas na galeria podem dificultar o carregamento da página. Portanto, é importante otimizá-los. Tente compactar para que o peso da imagem não exceda 100Kb.

Use o cache

Aproveite o cache para acelerar o tempo de carregamento da página.

Remova os plugins sem uso

Remova recursos que não são mais utilizados para reduzir o número de bytes consumidos na rede e melhorar a velocidade de carregamento da página.

Otimize os códigos JavaScript

Além de reduzir o tempo de processamento dos scripts, ao configurar CSS e scripts para carregar arquivos externos, também diminui a sobrecarga do navegador na hora de um download.

Reduza as requisições

Qualquer ação (como clicar em um botão) gera uma solicitação no servidor. Quanto mais requisições o servidor criar, pior será o desempenho da página, principalmente em situações com um grande número de acessos simultâneos. Contrate mais processamento para o servidor de armazenamento.

Agora você já sabe como melhorar a performance do seu site. Chegou a hora de aplicar as técnicas para conquistar um bom posicionamento e alavancar as vendas.

A Domatech conta com uma equipe de profissionais especializados que podem ajudar a impulsionar o seu negócio agora mesmo. Conheça mais sobre nossos serviços e entre em contato conosco!