De acordo com um estudo de 2022 realizado pela RD Station, que analisou 19.909 landing pages, apenas 10% delas apresentam uma taxa de conversão superior a 50%. Isso indica que a grande maioria das LPs tem uma performance abaixo do esperado. O estudo ainda destaca três fatores essenciais para criar landing pages de alta qualidade: título, conteúdo otimizado e design atrativo.
Continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber para criar uma landing page eficaz e de alta performance!
Uma landing page é uma página web desenvolvida com um único objetivo: conversão. Diferente de outras páginas de um site, ela possui um foco específico e direciona o usuário a realizar uma ação, como preencher um formulário, baixar um e-book ou solicitar um orçamento. É uma ótima ferramenta para captar leads qualificados e impulsionar vendas.
Existem diferentes tipos de landing pages, cada uma adaptada a um objetivo específico, listamos 4 tipos diferentes para você:
O objetivo dessa LP é coletar informações dos visitantes, como nome e e-mail, em troca de algo valioso (e-books, cupons, etc.).
Criada para vender diretamente um produto ou serviço, com detalhes que destacam os benefícios e incentivam o fechamento da compra.
Usada para baixar PDF, eventos, webinars ou serviços que exigem cadastro prévio.
Destinada a apresentar um novo produto ou serviço, criando expectativa e atraindo potenciais compradores.
Enquanto um site é projetado para oferecer várias informações e guiar os usuários por diversos caminhos (home, blog, produtos), uma landing page é focada e minimalista, com um único CTA (Call to Action).
Características | LANDING PAGE | SITE |
Objetivo | Conversão imediata (ex: inscrição, compra) | Informar, educar, e apresentar a marca |
Estrutura | Única página focada em uma ação, CTA (Call to Action) | Múltiplos caminhos (home, categoria, produto, blog, e outros) |
Navegação | Sem links para outras páginas | Menus e opções de links para navegação completa |
Principal Função | Atrair leads e conversão | Apresentar a marca, serviços e produtos |
Listamos alguns elementos indispensáveis que uma landing page eficaz precisa ter:
Título atrativo: Que chame a atenção do usuário.
Imagem ou vídeo relevante: Elementos visuais para destacar o conteúdo.
Descrição clara: Explique o que está sendo oferecido.
Formulário simples: Solicite apenas informações essenciais.
Provas sociais: Depoimentos, selos de qualidade ou estatísticas que validem a oferta.
Design responsivo e rápido: Adaptado para dispositivos móveis e desktops.
Botão de CTA atrativo: Deve ser claro, direto e visualmente destacado.
Desde sua criação em 2008, o Airbnb se destacou não apenas pela forma alternativa de acomodação e estadia ao redor do mundo, mas também pela experiência de navegação proporcionada aos usuários, tanto no site quanto no aplicativo.
O site da marca conta com diversas áreas e páginas voltadas para diferentes públicos, atendendo tanto os hóspedes quanto os anfitriões. Além disso, há várias landing pages (LPs) com objetivos bem específicos, como, por exemplo, a página destinada a quem deseja anunciar no Airbnb.
Logo no início, a página apresenta um título direto, mas que chama atenção. Na segunda dobra, são apresentados argumentos que visam refutar possíveis receios dos usuários, com benefícios como a conexão entre anfitriões novatos e experientes para troca de informações.
Em seguida, há um comparativo entre os itens e valores que são cobertos pelo Airbnb em relação aos concorrentes, reforçando provas e argumentos para convencer o usuário a anunciar na plataforma.
E ao final da página, uma seção de Perguntas Frequentes é oferecida para esclarecer dúvidas mais gerais.
Construir uma LP oferece diversas vantagens, como aumento da conversão, maior segmentação de leads, melhor custo-benefício e análise mais precisa, com métricas específicas, como taxa de conversão, visualizações e interações, permitindo otimizar estratégias de marketing e maximizar os resultados.
O segredo para criar uma LP eficiente e que converta, além de proporcionar uma boa experiência ao usuário, envolve considerar alguns pontos importantes:
Foco na proposta de valor: Destaque o diferencial do que está sendo oferecido.
Clareza visual: Proporcione um design limpo e fácil de navegar.
Velocidade de carregamento: O tempo de carregamento impacta diretamente a experiência do usuário.
Provas sociais relevantes: Demonstre confiabilidade e resultados de clientes
Desenvolver uma LP de sucesso exige dedicação, planejamento cuidadoso e o trabalho de profissionais qualificados. Embora o processo conte com várias etapas complexas, com a orientação certa, é possível alcançar resultados significativos. Pensando nisso, listamos 6 passos essenciais e importantes para criar uma landing page que realmente converta e traga os resultados esperados:
Uma landing page bem planejada, otimizada e com um design focado na experiência do usuário (UX) é essencial para maximizar seus resultados. Na Domatech, oferecemos soluções completas para criar landing pages personalizadas, visualmente atrativas e com design UX aprimorado, com o foco em transformar visitantes em clientes. Pronto para impulsionar seus resultados? Fale com nossos especialistas!