A inteligência artificial é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e algoritmos capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana.
Isso inclui tarefas como reconhecimento de padrões, tomada de decisões, aprendizado, processamento de linguagem natural e muito mais.
Dentro deste cenário, o Chat GPT, desenvolvido pela OpenAI, tem se destacado como ferramenta para gerar informações e está revolucionando nossas interações com a tecnologia.
O Chat GPT é um chatbot que simula a linguagem humana, criando textos com rapidez, com base na análise de conteúdos pré-existentes em diversas mídias. O Chat GPT pode realizar diversas tarefas, desde escrever artigos, textos jornalísticos, textos acadêmicos, compor músicas, criar estratégias de vendas e inclusive, é capaz de criar códigos de programação e identificar bugs em códigos.
Atualmente, existem duas versões: o Chat GPT 3.5 e o Chat GPT4, o primeiro, uma versão gratuita e com uma base de dados limitada até o ano de 2021 e o último, uma versão mais recente e paga, que entrega uma resposta mais segura e atualizada.
Ainda não há previsão de quando o Chat GPT será atualizado, mas existem algumas expectativas e especulações em torno do Chat GPR-5. Confira a seguir algumas atualizações que podem aparecer em uma futura versão:
O GPT-4 foi anunciado com suporte para texto e imagem. Para uma nova versão, a expectativa é ampliar as opções de pesquisa para mais formatos , como, por exemplo, vídeo e áudio.
O ChatGPT desenvolve um contexto a cada conversa, mas isso é temporário e dura um limite de mensagens. A IA já disponibiliza algumas opções para lembrar preferências do usuário, mas é interessante expandir essas habilidades, como por exemplo, adaptando respostas ao histórico de perguntas e com base na sua rotina.
Um dos recursos mais aguardados pode chegar na versão GPT-5: A inteligência Artificial Geral, que é um conceito de desenvolvimento no qual a IA atinge potencial cognitivo idêntico ao humano, gerando inúmeras possibilidades, à medida que a IA poderá atingir a capacidade semelhante a de humanos para entender conceitos e realizar tarefas.
Com tantas novidades na área das IAs, é provável que a OpenAI ainda enfrente alguns obstáculos antes do lançamento de uma nova versão para o Chat GPT. A principal delas é a regulamentação em torno das inteligências artificiais, que já vem sendo discutida.
Caso uma legislação seja criada, é possível que a tecnologia precise ser revisada para atendê-la, o que pode gerar atrasos e até mesmo mudanças em seu conceito.
Em todo caso, ainda é cedo para afirmar sobre as mudanças com relação ao lançamento do Chat GPT-5, já que ainda não houve nenhum anúncio oficial da OpenAI. Mas independente disso, é muito provável que a nova versão apresente melhorias em seus recursos já existentes.