Como o SEO pode ajudar a vender mais no Natal?
O Natal está aí, época de sorrisos, momentos agradáveis entre amigos e familiares e, claro, muita troca de presentes. Se você tem uma loja online, saiba que uma estratégia de SEO é essencial para o seu negócio rentabilizar as vendas. Essas técnicas impactam diretamente no número de cliques em seu site. Quer saber como o SEO pode ajudar nas vendas durante essa época festiva? Continue lendo o texto a seguir!
O que é SEO?
É a sigla de “Search Engine Optimization”, que significa otimização de ferramentas de busca. Ou seja, são técnicas aplicadas nas páginas de um site para aumentar a relevância delas, de forma que buscadores como Google e Bing exibam seu conteúdo entre os primeiros resultados de pesquisa.
Por que o SEO pode ajudar nas vendas de Natal de 2022?
A ordem em que os resultados aparecem no buscador afeta diretamente a credibilidade e a posição de destaque da empresa.
Imagine o seguinte cenário: um consumidor não tem certeza do que está procurando na internet, dessa forma, ele tende a ir procurando nos resultados da primeira página do Google. Entra link por link, até sanar a dúvida ou encontrar o produto que buscava.
Percebe o tamanho da vantagem que uma empresa adquire, ao estar com suas páginas bem ranqueadas?
Isso porque, quando você começa a aplicar as soluções de SEO e otimizar um site, você melhora o posicionamento, facilitando que as pessoas encontrem sua marca primeiro, aumentando o tráfego orgânico de acessos e, consequentemente, trazendo mais reconhecimento para sua empresa.
SEO em números
Na pesquisa State Of Search Brasil 2021 realizada pela Hedgehog em parceria com a Opinion Box, é possível entender a importância do SEO para o e-commerce:
- “O Google é o principal canal de pesquisa para quem deseja comprar”;
- “23% entram no site a partir do link do Google, que está vendendo o produto e realiza a compra”;
- “27% dos respondentes clicam logo no primeiro resultado após os anúncios”;
- “Apenas 18% dos entrevistados vão além e também leem os resultados das páginas seguintes dos buscadores”.
Em outra análise do Backlinko mostra que o primeiro resultado tem dez vezes mais chances de ser clicado em relação a outra página na posição 10.
Normalmente, os primeiros resultados do Google costumam ser dos sites mais importantes e confiáveis. Como vimos nos dados, a grande maioria dos usuários não abrem a segunda página dos mecanismos de busca. Portanto, se você deseja aumentar as vendas do seu e-commerce, aplicar as técnicas de SEO torna-se essencial.
Prepare uma estratégia de vendas antecipada
Como mencionado anteriormente, uma boa estratégia de SEO aumenta o tráfego para o seu site e atrai usuários mais qualificados que podem se interessar pelo seu produto ou serviço.
Reserve algum tempo e incorpore esta estratégia na orçamentação de Natal. Com técnicas de SEO, é possível coletar uma série de dados sobre a pessoa que clicou no anúncio que ajudará na criação de campanhas de Natal mais assertivas e com maior chance de retorno. Leve em consideração quais as pesquisas mais realizadas pelo seu público-alvo para entender seu comportamento e qual o tipo de conteúdo gostam de consumir.
Por ser um trabalho de médio/longo prazo, é importante começar a planejar com antecedência. Confira a seguir algumas ideias de SEO para o Natal!
Ideias de SEO para o Natal
- Crie uma landing page especial para o Natal com seus produtos mais procurados e promoções pontuais;
- Baseie sua campanha em produtos de alta conversão;
- Conteúdos na temática de Natal são fundamentais, por exemplo: “Ideias de presentes para o sobrinho”;
- Reveja as heading tags e URLs antecipadamente para que sejam fáceis de entender e contenham uma palavra-chave;
- Prepare seu site para ser Mobile Friendly, para que assim os clientes tenham uma boa experiência de compra através do celular;
- Entre no clima de Natal e altere o design da loja online.
É preciso ressaltar que os resultados dessa estratégia são de médio a longo prazo, pois os buscadores avaliam diversos fatores como palavras-chave, qualidade e frequência do conteúdo e cliques, para então colocar um site na primeira página.
Este é um trabalho contínuo que requer paciência, tempo e dedicação. Mas a tendência é que a página continue ranqueando por mais tempo e isso traz muitas vantagens para a marca.
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