Conteúdo Evergreen: Entenda a importância para SEO

close share socialclose share socialclose share socialclose share social
Conteúdo Evergreen: Entenda a importância para SEO
Entenda o que é conteúdo evergreen e o por que eles são importantes para o conteúdo do seu site.

Na internet, você encontra de tudo um pouco. Às vezes, parece que estamos nadando em um mar de informações passageiras, que logo vão se tornar irrelevantes. Mas, a verdade é que existe muito conteúdo valioso na rede, que são atemporais e oferecem um guia confiável com informações perenes e de qualidade: é o conteúdo evergreen. Você já tinha ouvido falar?

Ainda que o termo possa parecer novidade à primeira vista, é muito provável que você já tenha navegado centenas de vezes por esse tipo de conteúdo, mas sem efetivamente correspondê-lo à sua denominação.

Continue lendo e você irá identificar as dezenas de conteúdos evergreen pelos quais navega todos os dias.

 

O que é conteúdo evergreen?

Em uma tradução livre o conteúdo evergreen quer dizer “conteúdo sempre-verde”, ou seja, é uma analogia às plantas sempre-verde, espécies que possuem folhas que perduram por muito tempo, são persistentes e perenes. 

Da mesma forma, o objetivo do conteúdo evergreen é manter a sua relevância e utilidade ao longo do tempo, mesmo em um cenário digital em constante evolução. Ele é diferente, por exemplo, dos conteúdos factuais, como noticiários, ou daqueles que carregam dados e informações que rapidamente ficarão “velhos”. 

Esse tipo de conteúdo não apresenta as informações de forma que elas fiquem limitadas e sem utilidade em um curto espaço de tempo. Pelo contrário, o conteúdo evergreen vai além, ele pode apresentar guias de como fazer, perguntas e respostas, tudo sobre algum determinado assunto. 

São chamados de conteúdos perenes, justamente porque apresentam abordagens que despertam interesse sempre e não apenas em determinadas épocas ou eventos de relevância factual. 

Os conteúdos evergreen são produzidos, portanto, para oferecer valor duradouro à fonte de informação, ou seja, a sua empresa, independentemente das mudanças no ambiente digital ou nas preferências do público.

 

Qual a diferença entre conteúdo sazonal, tendência e evergreen?

Conteúdos sazonais são aqueles que têm um período específico para “aparecer”, em datas nas quais os usuários pesquisam mais, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e a Black Friday. Conteúdos que são tendências (datados) se referem àqueles que estão em alta nas buscas por um determinado momento e depois apresentam uma queda significativa no interesse de busca. Por exemplo, “séries e filmes em alta 2024” pode ter um período breve de buscas intensas. 

Já o conteúdo evergreen são aqueles que mantêm relevância nas buscas por um longo período, tratando de assuntos que os usuários buscam constantemente, como “o que é pressão baixa”.

 

Quais as vantagens do conteúdo evergreen?

Produzir conteúdo evergreen é fundamental para uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida e oferece uma série de vantagens significativas para as empresas. Conheça algumas: 

  • Estabelece autoridade à marca

Ao oferecer conteúdo informativo e útil sobre temas relevantes para seu público-alvo, a empresa pode se estabelecer como uma autoridade em seu setor. Isso aumenta a confiança dos consumidores e pode levar a uma maior fidelidade à marca e conversões mais altas.

  • SEO: aumento do tráfego orgânico ao longo do tempo

Ainda que os temas dos conteúdos sejam relacionados a palavras que tenham menor volume de buscas (as chamadas palavras-chave long tail), somado o volume de buscas mês a mês, ele vai gerar mais tráfego ao longo do tempo.

Isso pode levar a uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, ajudando a melhorar a visibilidade e a autoridade do site da empresa.

Além disso, como o conteúdo continua a gerar valor mesmo depois de muitos meses ou anos, ele se torna uma fonte de leads e tráfego consistentes com um custo relativamente baixo por aquisição.

  • Conteúdo relevante, maior potencial de ganhar links 

Quanto mais relevante se torna o seu conteúdo e mais autoridade você ganha ao longo do tempo, mais páginas vão referenciar o conteúdo delas e “linkar” para a sua. Esse é um critério bastante valorizado, por exemplo, por mecanismos de busca, que veem outras páginas apontando para a sua e te entendem como uma autoridade no assunto.  

  • Leads segmentados

Os conteúdos perenes atraem o público especialmente interessado no assunto e se você tem um conteúdo bem estruturado, especialmente se for evergreen, consegue convertê-lo em potencial lead.

 

Dicas para criar um conteúdo evergreen

Uma das principais premissas para o conteúdo evergreen é pensar que ele deve continuar relevante e atual por muito tempo. Por isso, ao ter ideia de conteúdo você pode usar duas frentes:

Conteúdos evergreen conceituais: “Tudo o que você precisa saber sobre…”, “Perguntas mais frequentes sobre…”, “O que é…”, “Guia definitivo sobre…” e assim por diante.

Conteúdos evergreen práticos: “Faça… em 3 passos”; “7 dicas de como fazer…”; “Guia prático de como…”; e assim por diante.

 

Por que é importante desenvolver conteúdo evergreen?

Produzir conteúdo evergreen é crucial para construir uma presença online duradoura e confiável. Esse tipo de conteúdo mantém sua relevância ao longo do tempo, atraindo tráfego orgânico contínuo, fortalecendo a autoridade da marca e gerando engajamento sustentável. 

Entre em contato com a Domatech e comece a impulsionar seus resultados orgânicos com conteúdos hoje mesmo!