Na internet, você encontra de tudo um pouco. Às vezes, parece que estamos nadando em um mar de informações passageiras, que logo vão se tornar irrelevantes. Mas, a verdade é que existe muito conteúdo valioso na rede, que são atemporais e oferecem um guia confiável com informações perenes e de qualidade: é o conteúdo evergreen. Você já tinha ouvido falar?

Ainda que o termo possa parecer novidade à primeira vista, é muito provável que você já tenha navegado centenas de vezes por esse tipo de conteúdo, mas sem efetivamente correspondê-lo à sua denominação.

Continue lendo e você irá identificar as dezenas de conteúdos evergreen pelos quais navega todos os dias.

 

O que é conteúdo evergreen?

Em uma tradução livre o conteúdo evergreen quer dizer “conteúdo sempre-verde”, ou seja, é uma analogia às plantas sempre-verde, espécies que possuem folhas que perduram por muito tempo, são persistentes e perenes. 

Da mesma forma, o objetivo do conteúdo evergreen é manter a sua relevância e utilidade ao longo do tempo, mesmo em um cenário digital em constante evolução. Ele é diferente, por exemplo, dos conteúdos factuais, como noticiários, ou daqueles que carregam dados e informações que rapidamente ficarão “velhos”. 

Esse tipo de conteúdo não apresenta as informações de forma que elas fiquem limitadas e sem utilidade em um curto espaço de tempo. Pelo contrário, o conteúdo evergreen vai além, ele pode apresentar guias de como fazer, perguntas e respostas, tudo sobre algum determinado assunto. 

São chamados de conteúdos perenes, justamente porque apresentam abordagens que despertam interesse sempre e não apenas em determinadas épocas ou eventos de relevância factual. 

Os conteúdos evergreen são produzidos, portanto, para oferecer valor duradouro à fonte de informação, ou seja, a sua empresa, independentemente das mudanças no ambiente digital ou nas preferências do público.

 

Qual a diferença entre conteúdo sazonal, tendência e evergreen?

Conteúdos sazonais são aqueles que têm um período específico para “aparecer”, em datas nas quais os usuários pesquisam mais, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e a Black Friday. Conteúdos que são tendências (datados) se referem àqueles que estão em alta nas buscas por um determinado momento e depois apresentam uma queda significativa no interesse de busca. Por exemplo, “séries e filmes em alta 2024” pode ter um período breve de buscas intensas. 

Já o conteúdo evergreen são aqueles que mantêm relevância nas buscas por um longo período, tratando de assuntos que os usuários buscam constantemente, como “o que é pressão baixa”.

 

Quais as vantagens do conteúdo evergreen?

Produzir conteúdo evergreen é fundamental para uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida e oferece uma série de vantagens significativas para as empresas. Conheça algumas: 

  • Estabelece autoridade à marca

Ao oferecer conteúdo informativo e útil sobre temas relevantes para seu público-alvo, a empresa pode se estabelecer como uma autoridade em seu setor. Isso aumenta a confiança dos consumidores e pode levar a uma maior fidelidade à marca e conversões mais altas.

  • SEO: aumento do tráfego orgânico ao longo do tempo

Ainda que os temas dos conteúdos sejam relacionados a palavras que tenham menor volume de buscas (as chamadas palavras-chave long tail), somado o volume de buscas mês a mês, ele vai gerar mais tráfego ao longo do tempo.

Isso pode levar a uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, ajudando a melhorar a visibilidade e a autoridade do site da empresa.

Além disso, como o conteúdo continua a gerar valor mesmo depois de muitos meses ou anos, ele se torna uma fonte de leads e tráfego consistentes com um custo relativamente baixo por aquisição.

  • Conteúdo relevante, maior potencial de ganhar links 

Quanto mais relevante se torna o seu conteúdo e mais autoridade você ganha ao longo do tempo, mais páginas vão referenciar o conteúdo delas e “linkar” para a sua. Esse é um critério bastante valorizado, por exemplo, por mecanismos de busca, que veem outras páginas apontando para a sua e te entendem como uma autoridade no assunto.  

  • Leads segmentados

Os conteúdos perenes atraem o público especialmente interessado no assunto e se você tem um conteúdo bem estruturado, especialmente se for evergreen, consegue convertê-lo em potencial lead.

 

Dicas para criar um conteúdo evergreen

Uma das principais premissas para o conteúdo evergreen é pensar que ele deve continuar relevante e atual por muito tempo. Por isso, ao ter ideia de conteúdo você pode usar duas frentes:

Conteúdos evergreen conceituais: “Tudo o que você precisa saber sobre…”, “Perguntas mais frequentes sobre…”, “O que é…”, “Guia definitivo sobre…” e assim por diante.

Conteúdos evergreen práticos: “Faça… em 3 passos”; “7 dicas de como fazer…”; “Guia prático de como…”; e assim por diante.

 

Por que é importante desenvolver conteúdo evergreen?

Produzir conteúdo evergreen é crucial para construir uma presença online duradoura e confiável. Esse tipo de conteúdo mantém sua relevância ao longo do tempo, atraindo tráfego orgânico contínuo, fortalecendo a autoridade da marca e gerando engajamento sustentável. 

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