O SEO ainda funciona em 2023?

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Imagem de cubos de madeira formando o ano 2023, com uma lupa de busca do Google ao lado.
SEO · 4 min. de leitura · 06/04/2023
O SEO ainda funciona em 2023?
Será que o em SEO 2023 continua relevante para os mecanismos de pesquisa? Vem saber!

Muito se especulou no final de 2022 sobre o fim da relevância do SEO 2023, porém, fato é que não haverá a morte da otimização dos mecanismos de busca, mas sim uma nova atualização mais otimizada. 

Mais que nunca é hora de focar em conteúdos úteis, afinal o usuário usa as redes para tirar dúvidas e resolver suas questões cotidianas; se preocupar com a reputação online, pois existem muitas fake news e artigos sem relevância; e na construção de uma audiência fiel. Afinal, sempre haverá um novo público, mas é importante valorizar quem está sempre com você. 

Então a resposta é SIM, o SEO continuará funcionando para ranquear seu site em 2023 e é preciso estar ligado nas novas atualizações para se manter no topo.  

Siga essas dicas de tendências de SEO 2023 e acerte em cheio: 

1. Velocidade do site

O SEO é multifatorial e as métricas usadas por cada buscador na internet podem ser diferentes, mas no caso do Google, em 2023, a dificuldade de carregamento do seu site pode ser um grande fator para que você perca posições na hora de aparecer como resultado de pesquisa. 

2. Conteúdo útil que prioriza as pessoas

Sempre se falou na criação de conteúdos que realmente ajudassem o usuário a completar tarefas, isso não é novidade. Agora, mais que colaborar, o Google também quer que tudo seja de pessoa para pessoa. Isto é: tudo com um toque pessoal. Essa tendência já pode ser vista nos conteúdos criados por influencers, porém, a chave de tudo é entender que você não precisa ser uma celebridade para apresentar ao mundo a sua visão de algo.  

Ser original em seu conteúdo é uma tendência em alta e fará seu site ser percebido com uma boa otimização pelos mecanismos de pesquisa. O prejuízo fica para quem não possui uma estratégia de conteúdo definida, apenas replicando o que já existe no mercado. 

Para sair da robotização genérica e deixar seu conteúdo mais amigável e focado em pessoas, você pode começar fazendo as seguintes perguntas: 

  • Quais são as principais dúvidas dos meus clientes sobre o produto/serviço?  
  • Quais são as palavras que meus clientes usam quando procuram/falam sobre meu produto/serviço? 
  • É possível aprender algo com o conteúdo que você já vem criando? 
  • Evite criar conteúdos longos e com muita enrolação. 

3. Não fuja mais dos vídeos

Vídeos já são a mídia mais consumida na internet e, embora ainda muito trabalhosos na hora da criação, são os que mais dão resultados. 

O Google já vinha investindo massivamente em vídeos muito antes do boom do Tiktok. Agora é indiscutível sua importância. 

Então, derive um pouco do seu conteúdo para pílulas menores de vídeos com informações relevantes. Crie passo-a-passo, dê dicas, responda as principais dúvidas e espalhe todo seu conhecimento pelas redes.

 4. SEO Experience

A prática de SEO será cada vez mais focada na experiência do usuário, até mesmo porque reter a audiência passa por responder suas questões de forma correta e satisfatória.

5. Link building se retira para entrar “Reputação”

Ao ler o EAT do Google é possível encontrar a descrição de que um site precisará ter: Expertise (ser especialista naquele assunto), Authority (Autoridade) e Trustworthiness (Confiabilidade). O que isso significa? 

Que não adianta mais seu site ter milhares de links apontando para ele, se você não for um especialista, não possuir autoridade no assunto e não ser confiável. O Google está em uma verdadeira caça às bruxas por conteúdos rasos, sem fundamento prévio e até mesmo falsos. 

Existem ainda outros diversos pontos que podemos ajudar a ranquear o site da sua empresa, usando apenas o SEO. Fale com a gente. Lembre-se que as más práticas de SEO continuam gerando banimento, então fique de olho.