A Black Friday é uma das datas mais importantes para quem quer aumentar as vendas online. Independentemente do tamanho do seu negócio, bom posicionamento nos buscadores é essencial para atrair novos clientes e destacar seus produtos. Uma estratégia de SEO bem planejada pode ser o grande diferencial para o sucesso nas promoções dessa data.
O que é Black Friday?
Atualmente, uma das datas mais importantes para o comércio mundial, a Black Friday, começou nos Estados Unidos. Acontece, anualmente, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Em 1941 o Congresso estadunidense acordou que o feriado ocorreria sempre na quarta quinta-feira de novembro.
Com essa definição, os compradores passaram a ter mais tempo para realizar as compras de natal. Passou a ser então o maior dia de compras do ano, o que se confirmou começo dos anos 2000, segundo a BBC.
Por que estratégias de SEO são importantes?
Investir em SEO é o diferencial que traz visibilidade ao seu site, aumentando as chances de seu conteúdo ser entregue a quem interessa: os consumidores. Os motores de busca são ranqueadores, ou seja, eles definem a ordem dos resultados. Essa ordenação é feita com base em centenas de fatores.
Alcançar as primeiras posições orgânicas depende de uma boa preparação, por isso, as estratégias de SEO devem ser bem pensadas. Segundo pesquisa da Microsoft, em 2022, após o cenário de pandemia, algumas tendências de mercado vão se consolidar e sua estratégia de SEO precisa considerá-las, confira:
- Consumidores começaram a pesquisar antes: Dados indicam que a fase de pesquisa começa até 30 dias antes da Black Friday. Ou seja, os compradores estão interessados em acompanhar a variação de preços antes de comprar.
- Formas alternativas de pagamento e entrega farão diferença: Conheça seu público, não adianta ter o melhor produto se ele não pode ser comprado. Se antecipe e forneça as melhores condições para completar a jornada de compra do usuário.
- Sustentabilidade será uma tendência: Considerando o cenário global, ter uma marca que se posiciona e entende o que seu cliente espera, além do produto, gera empatia. A construção de relacionamento com o cliente contribui para impulsionar suas vendas.
- Haverá grande concorrência publicitária: Com a consolidação da internet como principal canal de compras estar preparado para receber mais clientes fará toda a diferença. Segundo pesquisa do UOL, 47% dos compradores disseram que farão suas aquisições pela internet, isso com certeza aumenta o valor do clique pago.
Com isso em mente, vamos conferir alguns passos para construir sua estratégia de SEO.
9 passos para sua estratégia de SEO
Sabendo que as compras pela internet devem ser responsáveis por quase metade das compras na Black Friday, depender exclusivamente do tráfego pago para trazer clientes pode inviabilizar sua estratégia de marketing. Por isso, aqui vão algumas dicas para aperfeiçoar o SEO de seu site.
- Defina um calendário: as práticas de SEO não são instantâneas, portanto, é de suma importância se antecipar. Use dados de campanhas anteriores e crie um calendário com ações para implementar com pelo menos 45 dias de antecedência. Assim suas páginas estarão devidamente otimizadas na campanha atual.
- Conheça seu público: Defina previamente quais produtos devem ser a preferência de seu público. Tenha certeza de que tanto seu site, quanto seu serviço, atendam às necessidades da audiência, é isso que o algoritmo realmente avalia, e é isso que vai te colocar no topo.
- Foque na experiência de usuário: Compreenda a jornada do usuário e foque no desempenho de seu e-commerce. Com o Core Web Vitals o desempenho se tornou um dos principais fatores de ranqueamento. Design, desempenho e usabilidade são fundamentais.
- Invista no básico: Lembre-se que as ações de SEO são mais generalistas, não basta focar na campanha atual e esquecer do resto do site. Portanto, invista sempre em ter o básico bem feito, adeque suas heading tags, use URLs amigáveis, configure seus arquivos de robots e sitemap e construa conteúdos relevantes que consolidem sua autoridade.
- Inove na apresentação de produtos: Como básico bem feito e funcionando, aposte em landing pages específicas para o tema da sua campanha. Com esse modelo, você pode produzir conteúdos com prazo de validade maior, que não percam relevância mesmo fora do período da campanha.
- Se antecipe: Crie antecipadamente conteúdos que ajudem o consumidor a se preparar para a Black Friday. Dentre as pautas podem estar buscas específicas e também mais genéricas que auxiliem na jornada de compra do cliente.
- Adicione dados estruturados em suas páginas: a função desse elemento é indicar aos buscadores, através de marcações, o que está presente nas páginas. É um ‘facilitador’ do conteúdo para os motores de busca.
- Conheça a estratégia de seus fornecedores: Muitas empresas investem em nomes personalizados para suas campanhas. Se você trabalha com produtos de terceiros, uma excelente opção é alinhar sua marca com a estratégia das principais marcas.
- Otimize suas imagens: o bom ranqueamento no Google Imagens pode ajudar a aumentar o fluxo de leads em seu site. As boas práticas de otimização de imagens incluem adequação do tamanho do arquivo, nomeá-lo com palavras-chave relevantes e adicionar alt text.
Conferindo Resultados
Agora que você já tem uma ideia de como começar sua estratégia, que tal uma consultoria especializada para mensurar seus resultados? Existem diversas ferramentas que auxiliam na construção na geração de insights, mas o mais importante é saber alinhar todas as ideias em uma estratégia coerente. Para isso é fundamental contar com a expertise de profissionais especializados.
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