Não importa o tamanho do seu negócio, estar presente na internet é importante para ter sucesso. Em certas datas significativas para o mercado, como a Black Friday, é fundamental estar preparado para captar novos clientes e promover seus produtos e, para isso, ter uma boa estratégia de SEO pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso.
O que é Black Friday?
A Black Friday começou nos Estados Unidos, é o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Em 1941 o Congresso estadunidense acordou que o feriado ocorreria sempre na quarta quinta-feira de novembro. Com essa definição, os compradores passaram a ter mais tempo para realizar as compras de natal. Essas resoluções, entre outras, ajudaram a tornar a data no maior dia de compras do ano, o que veio a se confirmar somente no começo dos anos 2000, segundo a BBC.
Por que estratégias de SEO são importantes?
Como já apontamos anteriormente, investir em SEO é o diferencial que traz visibilidade ao seu site, é ele quem define se seu conteúdo será visto ou não. Os motores de busca são ranqueadores, eles necessariamente definem uma ordem, baseada em centenas de fatores, para definir a ordem dos resultados de busca.
Alcançar as primeiras posições orgânicas dependem de uma boa preparação, por isso, as estratégias de SEO devem ser bem pensadas. Segundo pesquisa da Microsoft, em 2022, após o cenário de pandemia, algumas tendências de mercado vão se consolidar e sua estratégia de SEO precisa considerá-las, confira:
- Consumidores começaram a pesquisar antes: Dados indicam que a fase de pesquisa deve começar com até 30 dias de antecedência. Ou seja, os compradores estão interessados em acompanhar a variação de preços antes de comprar.
- Formas alternativas de pagamento e entrega farão diferença: Conheça seu público, não adianta ter o melhor produto se ele não pode ser comprado. Se antecipe e forneça as melhores para completar a jornada de compra do usuário.
- Sustentabilidade será uma tendência: Considerando o cenário global, ter uma marca que se posicione e entenda o que seu cliente espera, para além do produto, pode gerar empatia, o que pode contribuir para impulsionar suas vendas.
- Haverá grande concorrência publicitária: Com a consolidação da internet como principal canal de compras estar preparado para receber mais clientes fará toda a diferença. Segundo pesquisa do UOL, 47% dos compradores disseram que farão suas aquisições pela internet, isso com certeza aumenta o valor do clique pago.
Com isso em mente, vamos conferir alguns passos para construir sua estratégia de SEO.
9 passos para sua estratégia de SEO
Sabendo que as compras pela internet devem ser responsáveis por quase metade das compras na Black Friday, depender exclusivamente do tráfego pago para trazer clientes pode inviabilizar sua estratégia de marketing. Por isso, aqui vão algumas dicas para aperfeiçoar o SEO de seu site.
- Defina um calendário: as práticas de SEO não são instantâneas, portanto, é de suma importância se antecipar. Use dados de campanhas anteriores e crie um calendário com ações para ser implementadas com pelo menos 45 dias de antecedência, para que suas páginas já estejam devidamente otimizadas na campanha atual.
- Conheça seu público: Defina previamente quais produtos devem ser a preferência de seu público. Tenha certeza de que tanto seu site, quanto seu serviço, atendam às necessidades da audiência, é isso que o algoritmo realmente avalia, e é isso que vai te colocar no topo.
- Foque na experiência de usuário: Compreenda a jornada do usuário e foque no desempenho de seu e-commerce. Com o Core Web Vitals o desempenho se tornou um dos principais fatores de ranqueamento. Por isso, assegure-se de sempre considerar que o usuário vive a experiência como um todo, design e desempenho devem ser complementares.
- Invista no básico: Lembre-se que as ações de SEO são mais generalistas, não basta focar na campanha atual e esquecer do resto do site. Portanto, invista sempre em ter o básico bem feito, adeque suas heading tags, use URLs amigáveis, configure seus arquivos de robots e sitemap e construa conteúdos relevantes que consolidem sua autoridade.
- Inove na apresentação de produtos: Uma vez que o básico esteja bem feito e funcionando, você pode apostar em landing pages específicas para o tema da sua campanha. Com esse modelo, você pode investir em conteúdos com prazo de validade maior, que não percam relevância mesmo fora do período da campanha.
- Se antecipe: Crie antecipadamente conteúdos que ajudem o consumidor a se preparar para a Black Friday. Invista tanto em buscas específicas, quanto genéricas, pois seu consumidor estará procurando o que comprar durante o evento.
- Adicione dados estruturados em suas páginas: por fim, mas não menos importante. Com o maior interesse em otimização, usar dados estruturados, que auxiliam os motores de busca a compreender melhor suas páginas, pode ser a cereja do bolo de sua estratégia.
- Conheça a estratégia de seus fornecedores: Muitas empresas investem em nomes personalizados para suas campanhas. Se você trabalha com produtos de terceiros, uma excelente opção é alinhar sua marca com a estratégia das principais marcas.
- Otimize suas imagens: Isso mesmo, se a internet é uma avenida com várias lojas, o Google Imagens serve como vitrine para essas lojas. Principalmente para o varejo, ter uma boa otimização das imagens é um diferencial importante, não à toa, o próprio Google tem investido em anúncios na busca por imagens.
Conferindo Resultados
Agora que você já tem uma ideia de como começar sua estratégia, que tal uma consultoria especializada para mensurar seus resultados? Existem muitas ferramentas que auxiliam na construção da estratégia, mas ter um acompanhamento contínuo da execução e dos dados obtidos é o que te coloca na melhor posição para tomada de decisão.
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