Tendências de SEO para 2024

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Imagem de uma pessoa fazendo uma busca no notebook sobre tendências de SEO.
SEO · 5 min. de leitura · 16/01/2024
Tendências de SEO para 2024
Em 2024, o SEO permanece como um pilar crucial para sua estratégia de marketing, com uma competição cada vez mais intensa pela primeira posição nos resultados orgânicos dos motores de busca.

Considerando que os algoritmos de busca estão sempre evoluindo, se manter atualizado com essas mudanças é um desafio significativo. No entanto, com estratégias bem definidas e conhecimento em SEO, é possível compreender como essas alterações podem afetar o seu negócio e se adaptar de maneira eficaz. 

É essencial compreender o comportamento do usuário, bem como a experiência que terá no site. No geral, é necessário tornar a experiência do usuário mais agradável e assertiva. Continue lendo para entender as principais tendências para o SEO em 2024. 

 

Buscas para Além do Google 

Um dos assuntos mais comentados é que em 2024 o foco do SEO se estenderá para além do Google, onde a maneira como os usuários buscam mudou, e adequar sua estratégia de SEO é essencial para estar à frente dos concorrentes. 

As buscas se ampliaram e ganharam visibilidade no TikTok, em lojas de aplicativos e em ferramentas de inteligência artificial. 

Entender como funcionam as buscas, as ferramentas e o comportamento dos usuários em outros buscadores é tão importante quanto acompanhar as atualizações do algoritmo do Google. 

 

Conteúdo com EEAT 

EEAT (Experiência, Especialidade, Autoridade, Confiabilidade), traduzido para o português como “Experiência, Especialização, Autoridade, Confiança”, se refere a escrever sobre um tema com propriedade e profundidade. 

O algoritmo do Google classifica as páginas com base na credibilidade, na qualidade do conteúdo e confiabilidade tanto do autor quanto do site. É fundamental pontuar que, embora não seja um fator de classificação direto no Google, é utilizado para destacar resultados que apresentam uma forte presença de EEAT. Entenda cada conceito: 

Experiência: Como já sugere, quando o autor escreve com experiência e expõe a opinião sobre um determinado assunto, reflete em um conteúdo de qualidade; 

 Especialização: Semelhante ao conceito de “experiência”, em especialização, os avaliadores determinam se os autores são especialistas ou não sobre um nicho. 

Um exemplo prático para entender as diferenças entre esses dois conceitos é quando uma pessoa quer saber sobre um determinado assunto, podendo escolher em saber mais sobre a opinião de um especialista/credenciado ou a opinião de uma pessoa que teve a experiência. 

Experiência: Pessoa que escreve sobre a experiência que teve de investir. 

Especialização: Profissional licenciado que escreve sobre finanças e investimentos. 

 

Autoridade: Está associada à reputação que o seu site tem sobre um determinado nicho. Por exemplo, um site que fala sobre saúde, como Tua Saúde, onde o artigo é revisado por médicos. Consequentemente, se o seu conteúdo for relevante e você for autoridade no seu setor, outros sites usarão como referência; 

 

Confiança: É transparecer confiança para os usuários, conceder as informações necessárias e sem ocultar dados importantes do usuário. Se o seu site for voltado para o checkout de compras, é necessário ter o protocolo informando que a conexão é segura. 

 

Redução do CTR

A cada atualização do algoritmo, o Google apresenta diferentes resultados, e é perceptível a redução da Taxa de Cliques (CTR) nas páginas. Com o avanço da inteligência artificial, hoje já é possível que os usuários pesquisem e as respostas já apareçam diretamente na SERP, e a tendência é reduzir cada vez mais. Os primeiros resultados de pesquisa serão mais competitivos do que nunca, e as estratégias de SEO se mostram cada vez mais necessárias. 

 

Uso da Inteligência Artificial 

Como mencionado anteriormente, com o avanço rápido da Inteligência Artificial (IA) em 2023, a forma de organizar, criar e consumir conteúdo mudou. É necessário se adaptar e aproveitar ao máximo das ferramentas, automatizando demandas e organizando informações complexas que poderiam levar horas, permitindo assim focar em análises e estratégias importantes. 

 

Data-Driven 

Data-driven, ou processos organizacionais orientados a dados, é quando uma empresa fundamenta a tomada de decisões na análise de informações.  

Essa metodologia permite que as empresas tenham uma compreensão mais precisa, proporcionando uma maior capacidade de aproveitamento, uma vez que as decisões são baseadas em evidências concretas e insights obtidos a partir da análise de dados. 

 

A Experiência do Usuário 

Como destacado, compreender a intenção de busca do usuário e criar conteúdo que responda a dúvida é essencial, embora que na prática não seja uma tarefa tão fácil. 

O Google valoriza cada vez mais a experiência do usuário, com fatores como Core Web Vitals se tornando importantes. Sites que oferecem uma experiência rápida, segura e agradável terão destaque na SERP. 

 

Fique por dentro das Tendências de SEO 

Se manter atualizado com essas tendências é importante para garantir que as estratégias de SEO sejam eficazes e alinhadas com as práticas atuais. Isso envolve aprendizagem contínua, adaptação às novas tecnologias e mudanças no comportamento dos usuários e nos algoritmos dos motores de busca. 

A Domatech conta com time de SEO dedicado em desenvolver estratégias, melhorias técnicas e conteúdo focado na intenção de busca do usuário, tudo isso com o objetivo de melhorar o tráfego orgânico do seu site. Entre em contato conosco e comece agora mesmo a alavancar seus resultados orgânicos!