Tendências de tecnologia para 2024

close share socialclose share socialclose share socialclose share social
Imagem de um homem utilizando óculos de realidade virtual, uma das maiores tendências de tecnologia.
Tecnologia · 2 min. de leitura · 28/11/2023
Tendências de tecnologia para 2024
Conheça as principais tendências de tecnologia para 2024

Todos os anos, a tecnologia nos surpreende com sua dinâmica e capacidade de reinvenção, influenciando a sociedade e nossos modos de vida, trabalho, entretenimento e também comportamentos. Com a breve chegada do novo ano, é importante analisar as tendências de tecnologia para 2024. 

Confira a seguir alguns dos principais pontos que merecem atenção e saiba como se preparar para aplicar as tendências tecnológicas em seu negócio. 

IA Generativa

A inteligência artificial continuará em crescimento e a GenAI se tornará mais democrática, ficando mais acessível para diversas pessoas e corporações ao redor do mundo. Além disso, é esperado também novos avanços em suas capacidades de geração de textos, imagens e outras mídias.

Gerenciamento de riscos e segurança em IA

Com os avanços e a democratização da IA, é indispensável considerar as necessidades de uma gestão de riscos e seguranças voltadas para as IAs, de forma objetiva e urgente. 

Sem essa proteção, podem ser gerados diversos efeitos negativos sobre o uso das IAs, dificultando o desempenho positivo dessas aplicações e também os seus ganhos sociais. 

Portanto, a tendência é que novos investimentos sejam realizados dentro da área, com a criação de ferramentas, sistemas de monitoramento e até mesmo legislações para a regulamentação. 

Blockchain

O blockchain é uma tecnologia que consiste em um mecanismo de banco de dados compartilhados avançado, que fornece transparência e segurança, para transações financeiras e outras operações. A expectativa é que o blockchain seja expandido para diversas áreas, incluindo saúde e governança, devido a sua alta eficência e segurança. 

Tecnologia Sustentável 

A tecnologia sustentável é uma demanda que tem se tornado cada vez mais urgente. Trata-se de um sistema de tecnologias que tem como objetivo, preservar os recursos naturais, diminuindo os impactos ambientais e promovendo o desenvolvimento social e econômico para a geração atual e futura. 

Essas são algumas das tendências esperadas para 2024 e que devem ganhar mais espaço e atenção também nos próximos anos, moldando os novos rumos de diversas áreas.