Design UX: O que é, Como funciona, Exemplos e a Importância
O UX pode ser definido como uma abreviação de User Experience que, em tradução livre, significa Design de Experiência do Usuário. Ele garante que sites, aplicativos, landing pages e interfaces tenham uma boa usabilidade.
Isso é feito através de boas práticas que acompanham as etapas da jornada de compra do cliente, garantindo um processo intuitivo, útil, prazeroso e suave para os consumidores que estão tendo a experiência de compra com o seu negócio.
Para te ajudar a entender tudo isso melhor, separamos algumas informações importantes sobre o tema, confira!
O que é UX?
UX é a abreviação de User Experience, que, traduzindo, significa Experiência do Usuário. É importante destacar que o UX é uma componente essencial do Design, assegurando a usabilidade dos sistemas implementados pela sua empresa.
Isso é feito através do entendimento das necessidades, objetivos, habilidades e limitações do usuário. Ao ter essa base de conhecimento em mãos, é possível transferir esse conhecimento ao designer, que com sua expertise, transforma as interfaces do seu sistema.
Mas nem só da expertise do design esse processo depende, pelo contrário, para colocar o UX em ação dentro da sua empresa, é preciso do conhecimento de outras áreas, como por exemplo: a jornada de compra do consumidor, suas interações com compra e venda, recebimento do produto, sua utilização, motivos de compra e assim por diante.
Depois que essas informações são coletadas, o profissional de UX passa por um processo de imersão que garante que tudo isso seja transformado em elementos visuais e gráficos que garantem mais facilidade e agilidade para os processos da sua empresa.
Como funciona o UX?
O Design UX é um ciclo contínuo de pesquisa, implementação e adaptação, que busca criar produtos digitais que não seja apenas visualmente atraente, mas que seja funcional e centrado no usuário. Entenda melhor cada etapa do processo:
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1. Pesquisa do Usuário
Nesta etapa inicial, são realizadas entrevistas e observações com o objetivo de compreender as necessidades e comportamentos. São criadas personas e é mapeada a jornada do usuário.
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2. Arquitetura da Informação
Na segunda etapa, é definida uma estrutura lógica para facilitar a navegação do usuário e são desenvolvidos wireframes e protótipos para proporcionar uma visualização preliminar do projeto.
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3. Implementação e Testes
Nesta fase, ocorre uma colaboração integrada entre designers e desenvolvedores, com o objetivo de alinhar o que é viável no projeto. É realizado o desenvolvimento de protótipos interativos para testes de usabilidade.
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4. Estratégias para Qualidade de Entrega
A quarta etapa se concentra em estratégias para garantir uma entrega de qualidade, aplicando o Design Thinking para soluções centradas no usuário. Além disso, realizamos testes contínuos ao longo de todo o processo de desenvolvimento.
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5. Melhorando a Performance no Design UX
É essencial dedicar uma etapa à otimização de velocidade, garantindo carregamento rápido. Além disso, é importante levar em consideração o desenvolvimento responsivo e acessível para proporcionar uma experiência consistente em diversos dispositivos.
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6. Ferramentas e Recursos Úteis
Utilização de ferramentas de prototipagem, como Figma ou Sketch, aliada a testes remotos por meio de plataformas como o UserTesting.
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7. Adaptações Contínuas
Na última etapa, é necessário a cultura de feedback constante e o aprendizado contínuo da equipe com treinamentos e workshops é essencial.
Checklist e Exemplo de UX Design na prática
Para entender na prática como um bom UX funciona, selecionamos os principais pontos a serem avaliados no seu sistema ou produto:
- – É fácil de usar? É confiável? Existem barreiras que afetam a navegação?
- – É acessível para os usuários? Está disponível em todas as plataformas e dispositivos?
- – E o mais importante: atende às necessidades do usuário?
São perguntas básicas que precisam ser consideradas no desenvolvimento do seu projeto.
E um exemplo prático de UX aplicado é o IFood, a rede de entrega de alimentos, onde os principais pontos são:
- – É um aplicativo intuitivo, onde o usuário consegue navegar de forma fácil;
- – É possível encontrar as principais informações da conta rapidamente;
- – Logo no início, existem diversas opções de restaurantes, farmácias e mercados, além de ser possível fazer pesquisas e acompanhar pedidos de forma prática.
Dificilmente um usuário não saberá fazer o pedido no aplicativo. E isso é resultado de uma boa estratégia, levando em consideração os princípios de UX, entendendo a utilização de cada ícone, implementando conteúdo coerente, visual atrativo, carregamento rápido e onde cada elemento gráfico foi pensado.
Qual a importância do Desing UX para a minha empresa?
Sendo assim, é possível dizer que o UX é quem pensa a usabilidade do sistema, não basta desenvolver um site ou ainda um aplicativo para a sua empresa, se essas interfaces não forem pensadas de forma estratégica. Por isso, vale a pena contratar o serviço de UX para atualizar as interfaces da sua empresa.
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