Conheça o UX

O UX pode ser definido como uma abreviação de User Experience que, em tradução livre, significa Design de Experiência do Usuário. Ele garante que sites, aplicativos, landing pages e interfaces tenham uma boa usabilidade. 

Isso é feito através de boas práticas que acompanham as etapas da jornada de compra do cliente, garantindo um processo intuitivo, útil, prazeroso e suave para os consumidores que estão tendo a experiência de compra com o seu negócio.

Para te ajudar a entender tudo isso melhor, separamos algumas informações importantes sobre o tema, confira!

O que é UX?

UX é uma sigla que significa User Experience e, em tradução livre, significa Experiência do Usuário. É importante ressaltar que ela faz parte do Design e que o UX garante a usabilidade dos sistemas aplicados pela sua empresa. 

Isso é feito através do entendimento das necessidades, objetivos, habilidades e limitações do usuário. Ao ter essa base de conhecimento em mãos, é possível transferir esse conhecimento ao designer, que com sua expertise, transforma as interfaces do seu sistema. 

Mas nem só da expertise do design esse processo depende, pelo contrário, para colocar o UX em ação dentro da sua empresa, é preciso do conhecimento de outras áreas, como por exemplo: a jornada de compra do consumidor, suas interações com compra e venda, recebimento do produto, sua utilização, motivos de compra e  assim por diante. 

Depois que essas informações são coletadas, o profissional de UX passa por um processo de imersão que garante que tudo isso seja transformado em elementos visuais e gráficos que garantem mais facilidade e agilidade para os processos da sua empresa

Um exemplo prático 

Para compreender melhor o UX é possível pensar em grandes marcas que os utilizam… 

Vamos usar como exemplo o Uber Eats, a rede de entrega de alimentos possui um aplicativo extremamente intuitivo. Ao entrar no app, é possível encontrar uma aba com as informações principais da sua conta, logo em seguida restaurantes, abaixo, uma barra de ferramentas que oferece uma aba de pesquisa, mercado e acompanhamento de pedidos…

Tudo isso, garante que a experiência do usuário seja significativa. É difícil que um possível cliente entre dentro do aplicativo e não saiba fazer o pedido da sua refeição. E isso acontece porque cada ícone dessa interface, texto aplicado e elemento gráfico foi pensado de forma estratégica pelo UX da empresa.

Qual a importância para a minha empresa?

Sendo assim, é possível dizer que o UX é quem pensa a usabilidade do sistema… Não basta desenvolver um site ou ainda um aplicativo para a sua empresa, se essas interfaces não forem pensadas de forma estratégica

Por isso, vale a pena contratar o serviço de UX para atualizar as interfaces da sua empresa. A Domatech conta com profissionais especializados e dedicados que trabalham todos os dias para desenvolver estratégias de experiência do usuário. Não perca tempo, conheça mais sobre nossos serviços e alavanque seu negócio agora mesmo!