Design UX e UI: O que é, e para que serve?

Design

Muita gente não sabe, mas o design é uma das partes fundamentais para que uma estratégia de Marketing Digital seja efetiva, tanto que, grandes marcas como Coca Cola ou Nike se preocupam muito com isso. O problema é que ainda não está 100% clara a função do design dentro das estratégias, fazendo com que o potencial máximo dessa área não seja utilizado. Mas afinal, o que é UX e UI design? 

O que é UX Design? 

UX significa User Experience, ou seja, Experiência do Usuário. Ele cuida basicamente de como uma pessoa se sente enquanto utiliza um produto ou serviço digital. 

O UX tem a ver com a sensação que a pessoa fica depois de usar o produto, e isso inclui desde um site ou blog, até um produto que não seja 100% digital como um sistema ou aplicativo. 

Como o UX trabalha no marketing digital?

Seu cliente está procurando por uma página específica, como por exemplo, a de contato. Ele fica por um bom tempo procurando e olhando as páginas, até finalmente encontrar o que procura. Ao encontrar o formulário de contato, ele descobre que existe um bug onde é preciso que ele repita o procedimento por, no mínimo, 3 vezes. 

Pensando nessa suposição, qual é a sensação que ficou para seu cliente? 

Provavelmente, ele já tenha ficado frustrado enquanto procurava o botão de contato, porém, como ele precisava muito do serviço ou produto, ele se manteve ali buscando. No caso de uma pessoa que está interessada, porém sem muita paciência, você provavelmente perderá o cliente por conta da primeira experiência dele. 

Em resumo, uma boa experiência de usuário pode ajudar sua empresa a fechar novos negócios e fidelizar clientes. 

Agora que entendemos o que é UX, você sabe o que é UI? 

A expressão UI significa User Interface, que na tradução é Interface do Usuário. A ideia do UI é guiar o usuário durante o tempo em que ele a está usando. Para facilitar, vamos pensar na mesma situação exemplificada anteriormente. Quando a pessoa entra em um site ou aplicativo, ela se depara com diversas ações específicas que podem ser tomadas. A função do UI é que ele guie o usuário a tomar as ações de forma natural. 

Benefícios de usar o UX e UI 

Como ficou bem claro, tanto o UI quanto o UX tem papel fundamental no sucesso de uma estratégia digital, porém, para que o resultado seja ainda mais efetivo, você deve utilizá-los em conjunto, já que ambos se complementam. Veja quais são os principais benefícios que ambos possuem ao serem utilizados em conjunto: 

Geração de alto valor  

Convenhamos, gerar valor nunca é demais né?! Tendo uma interface bem projetada e um bom conhecimento sobre o comportamento de sua persona, é possível gerar mais valor para seu público. 

Mais chances de reter e encantar usuários 

Uma das principais métricas de sucesso é o tempo gasto dentro de uma página. Essa métrica é utilizada para quando o engajamento é importante para o sucesso do projeto.  

Se esse é seu caso, não há nada mais valioso que a união da interface com uma experiência positiva de usuário. É essa dupla que é responsável pela retenção e encantamento de usuários, gerando mais tráfego para seu site.

Fortalecimento de marca 

Empresas que se preocupam com a experiência dos clientes em seus canais digitais se fortalecem muito com relação à seus concorrentes. 

De uma forma ou de outra, as pessoas vão comentar sobre sua marca, ela sendo boa ou ruim, então é melhor que a experiência do usuário seja agradável para que a informação propagada seja boa também. 

UX e UI são essenciais para que sua estratégia digital seja efetiva, ajudando você a reter e encantar mais clientes para seu negócio. Essa é uma parte não tão conhecida do design, porém que se faz essencial. Para o crescimento da sua empresa, invista em boas estratégias e profissionais.