Tecnologia aliada à gestão de pessoas

tecnologia

Você provavelmente já ouviu falar do conceito mundo VUCA. Se não, deixa eu te clarear a mente! Esse é um termo que nasceu do acrônimo de algumas palavras vindas da Língua Inglesa, dentre elas:

  • Volatility, que significa Volatilidade 
  • Uncertainty, que significa Incerteza
  • Complexity, que significa Complexidade 
  • Ambiguity, que significa Ambiguidade.

 

Esse conceito foi tirado de um contexto militar e adaptado para o contexto empresarial, principalmente para falar dessa era digital na qual vivemos e que nos faz olhar cada vez com mais atenção para a necessidade da agilidade (para tomar decisões, para agir, mudar, corrigir, acompanhar), para busca por maior capacidade de análise embasada por dados e para novas soluções, independência e conexões. 

 

A verdade é que já vivemos na transformação digital há muito tempo, mas agora, mais do que nunca ela está latente e não tem mais como fugir disso. O contexto organizacional já vem se transformando e se adaptando e, junto a isso, a área de Recursos Humanos vem acompanhando. 

 

Foi-se o tempo em que o profissional de RH era totalmente operacional, cuidando apenas de papéis e burocracias, admissão, demissão, gestão de férias e folha de pagamento. Isso ficou para trás. O RH também se transformou, evoluiu! 

 

Atualmente encontramos um mundo de Recursos Humanos moderno e muito mais estratégico. Esse é o RH 4.0, que muito além de usar ferramentas tecnológicas para trazer melhores resultados para organização, entende o colaborador como um indivíduo, humano, com opiniões, personalidade e posicionamento próprios, colaborando com a empresa, como parte integrante e essencial das análises feitas por meio dos dados obtidos nas tomadas de decisões. 

 

Essa nova tendência na gestão de pessoas veio justamente para acompanhar a revolução tecnológica, automatizando processos e funções e agregando valor a esse profissional, que passa a ter mais tempo para ser mais estratégico, focar no bem estar dos colaboradores, no clima e na cultura organizacional e, em novas maneiras de trazer melhores resultados para a organização.  

 

Já contamos com diversas ferramentas para isso, como os algoritmos de Inteligência Artificial e People Analytics, que nos traz um processo de coleta, organização e análise de dados sobre os comportamentos dos colaboradores, contribuindo para tomada de decisão mais assertiva. Temos também as realidades virtuais, comunicação interna digital, aprendizagem contínua por vídeos, cursos online, e-books e webinars, sistemas para Gamification e diversas ferramentas de automação de processo. 

 

Com o mundo cada vez mais acelerado, não existe mais a possibilidade de pensar em fazer e controlar tarefas de maneira manual, perdendo tempo com planilhas. Precisamos mensurar o clima em tempo real, acompanhar os feedbacks e 1:1s de maneira fácil e visual, para que haja dinamismo em planos de ação de maneira ágil. Precisamos de processos administrativos cada vez mais automatizados e simplificados, com uma comunicação rápida e fácil. 

 

A tecnologia tornou-se grande aliada do profissional de RH, liberando tempo e dando espaço para que a função torne-se cada vez mais estratégica e voltada para os indivíduos, que é o que de fato importa. Vamos então usá-la a nosso favor!