Um bom design de interface é aquele que torna a navegação do usuário pelo sistema rápida, agradável e, o mais importante, intuitiva. Ou seja, na primeira visita, os usuários podem facilmente executar e interagir com todas as ações da interface.
E uma forma de garantir a melhor experiência do usuário, é por meio das heurísticas de Nielsen. Continue lendo o artigo a seguir para saber o que são heurísticas e como elas podem ajudar a melhorar a usabilidade do produto!
Heurísticas são técnicas que o cérebro usa para solucionar problemas e encontrar respostas mais rapidamente. Eles são, atalhos mentais intuitivos.
Por exemplo, leia a seguinte frase:
“Os dseigners prcisam gartantir que a intreface seja intituitva e faicla de usar.”
Sabe aquele momento em que lemos um texto rapidamente e conseguimos reconhecer qual é a palavra só de olhar para a primeira letra? Mesmo que às vezes esteja incorreto, é a maneira que o cérebro funciona para otimizar uma determinada ação com base em um conhecimento prévio.
Aplicar esses atalhos são essenciais para melhorar o UX (experiência do usuário) e UI (interface do usuário) do projeto, dessa forma a usabilidade do sistema fica fluída e amigável e, como consequência, aumenta a fidelidade do consumidor.
Heurísticas são essenciais no design de interface porque fornecem um framework (conjunto de bibliotecas) sistemático para avaliar a usabilidade de um produto. Elas ajudam os designers a identificar e corrigir problemas de usabilidade de maneira rápida e eficaz, melhorando a experiência do usuário e aumentando a eficiência do design.
As heurísticas permitem avaliações rápidas e eficazes, são fáceis de implementar, não requer conhecimento técnico aprofundado e fornecem conjunto padrão de diretrizes.
Outra vantagem é que elas permitem a detecção de problemas de usabilidade antes que o produto seja lançado, evitando custos adicionais de correção no projeto.
Algumas das principais limitações das heurísticas são que a eficiência depende da experiência e do conhecimento do avaliador e as avaliações são subjetivas. Outra limitação é que elas podem não conseguir identificar todos os problemas de usabilidade, especialmente os específicos do domínio.
Um ótimo exemplo de heurísticas aplicadas na prática é o Airbnb.
O Airbnb utiliza menu, ícones e listas de favoritos que facilitam o reconhecimento, permitindo que os usuários encontrem o que precisam sem ter que se lembrar de detalhes complexos.
Captura de tela da página inicial do Airbnb.” Airbnb, https://www.airbnb.com.br/. Acessado em 22 de julho de 2024
O Airbnb oferece filtros avançados(buscar destinos, check-in, checkout e a quantidade de hóspedes) e opções de busca para que usuários experientes possam encontrar rapidamente acomodações que atendam às suas necessidades específicas.
O design do Airbnb é visualmente atrativo e organizado, utilizando espaços em branco e uma paleta de cores simples para evitar sobrecarga de informações.
O Airbnb oferece uma base de conhecimento acessível, com artigos e guias que ajudam os usuários a resolverem problemas comuns de forma autônoma.
Captura de tela da página help do Airbnb.” Airbnb, https://www.airbnb.com.br/help. Acessado em 22 de julho de 2024
As heurísticas são princípios amplamente utilizados em diversas disciplinas, incluindo a psicologia, economia, ciência da computação e design de interface. Elas servem como regras de bolso que ajudam a simplificar a tomada de decisões complexas. Vamos explorar os tipos mais comuns de heurísticas, com foco nas aplicáveis ao design de interface.
Essas heurísticas são usadas para simplificar a tomada de decisões em situações complexas e incertas. Exemplos incluem:
Estas heurísticas são baseadas no princípio de que, se um item é reconhecido, ele é mais importante ou frequente do que itens não reconhecidos. São usadas em várias áreas, desde a recuperação de informação até a previsão de eventos.
Desenvolvidas por Amos Tversky, essas heurísticas envolvem eliminar opções com base em critérios específicos até que reste apenas uma opção. Este método é útil em situações onde existem muitas opções a serem consideradas.
Desenvolvidas pelo cientista da computação e especialista em usabilidade, Jakob Nielsen, as heurísticas são utilizadas na área de UX/UI para verificar a qualidade e praticidade de uso de cada ícone na interface.
São uma série de 10 regras que, quando aplicadas no website ou aplicativo, orientam para uma melhor experiência de uso e visam garantir que o sistema seja fácil de usar e entender, melhorando assim a satisfação do usuário.
Portanto, as heurísticas são baseadas na ideia de que o usuário deve ser capaz de realizar qualquer atividade dentro da interface sem dificuldade significativa. Essas regras também são projetadas para garantir que o sistema direcione as ações do usuário para ajudá-lo a tomar decisões e concluir ações.
Os usuários devem sempre saber qual é o estado atual do sistema e o que está ocorrendo durante o uso. Como se fosse um feedback, por exemplo, quando é feito o download de um arquivo e é demonstrado na tela a porcentagem que falta para baixar.
O sistema deve usar linguagem e conceitos familiares ao usuário. Também é possível utilizar ícones que representam determinada ação, um exemplo é a lixeira que significa excluir/jogar fora.
O sistema deve permitir que os usuários tenham o controle da situação onde possam anular ou refazer suas ações. Seria semelhante à mensagem “Mover para a lixeira?” ou o Ctrl+z.
Deve-se manter um padrão de linguagem na interface, mesmo que em diferentes contextos, para facilitar a compreensão do usuário.
O sistema deve evitar e prevenir que erros aconteçam. Um exemplo é ao excluir uma conversa no WhatsApp, aparece uma mensagem de aviso para que o usuário confirme a ação realizada.
O design da interface deve ser o mais simples e objetivo possível. Com o mínimo de elementos para evitar poluição visual e confusão de processos.
O sistema deve permitir que os usuários reconheçam com facilidade as informações e ícones. Tenha em mente que ele não tem obrigação de lembrar de todas as funcionalidades da interface. Um bom exemplo é o preenchimento automático de formulários.
O sistema deve atender às necessidades de usuários avançados e iniciantes.
Heurística fundamental para orientar o usuário sobre o erro ocorrido e como solucioná-lo. Deve ser apresentado com uma linguagem compreensível. O erro ao digitar uma senha é um exemplo.
É importante disponibilizar um setor de ajuda para os usuários. Uma alternativa muito utilizada é o FAQ, perguntas e respostas mais frequentes.
Vieses cognitivos são distorções da mente humana que induzem a erros e levam a pré-julgamentos que impactam negativamente a usabilidade do sistema.
Portanto, podemos pensar nas heurísticas como um checklist de usabilidade essencial. Ao combiná-los com um bom design de serviço, você pode garantir que as interfaces sejam projetadas de forma a atender às necessidades do usuário e escalar seu negócio. Isso porque o trabalho do designer é focar em criar uma experiência personalizada, otimizada e satisfatória para os consumidores.
Por isso, vale a pena contratar o serviço de UX/UI para atualizar as interfaces do seu negócio e torná-lo escalável.
As heurísticas de usabilidade são ferramentas valiosas para criar interfaces de usuário eficientes e agradáveis. Embora tenham suas limitações, sua aplicação correta pode melhorar significativamente a experiência do usuário e a eficácia do design. Implementar heurísticas no processo de design ajuda a garantir que as interfaces sejam intuitivas, funcionais e acessíveis.
Na Domatech, nosso time de UX/UI Design e de Tecnologia estão prontos para ajudar sua empresa a implementar essas heurísticas e melhorar a usabilidade de seus produtos digitais.
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